O Caxias publicou, nesta sexta-feira (17), uma nota sobre o suposto caso de injúria racial relatado após a partida contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, na quinta (16), pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. A situação aconteceu aos oito minutos do primeiro tempo, enquanto o jogo estava paralisado para atendimento ao lateral-esquerdo Jonathan, do clube grená.
Durante a pausa na partida, os reservas do Caxias se levantaram para comunicar ao árbitro Douglas Schwengber da Silva sobre a ofensa racista, e apontaram para a arquibancada social do Estádio do Vale.
Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Thiago Carvalho chegou a comentar que viu um torcedor do Novo Hamburgo sair correndo do setor de onde a injúria teria partido. O Novo Hamburgo também se manifestou oficialmente e disse que irá buscar identificar o torcedor. O clube promete banir quem proferiu as ofensas. A súmula da partida ainda não foi publicada.
VEJA A NOTA PUBLICADA PELO CAXIAS:
"Na partida de ontem, entre Caxias e Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, aos oito minutos do primeiro tempo, os nossos atletas, que estavam no banco de reservas, relataram um caso de injúria racial, vindo da arquibancada da torcida mandante.
Naquele exato momento, nossos atletas fizeram a denúncia ao árbitro da partida sobre o ocorrido. O agressor fugiu do local.
A S.E.R. Caxias demonstra apoio aos seus atletas e seguirá acompanhando o caso. Lamentamos que novamente um caso de racismo tenha ocorrido em um estádio de futebol."
VEJA A NOTA PUBLICADA PELO NOVO HAMBURGO
Chegou ao nosso conhecimento que na noite de 16/02 na partida entre Novo Hamburgo e Caxias no Estádio do Vale, algum torcedor, deferiu palavras de cunho racista à jogadores ou arbitragem. Ressaltamos que o Esporte Clube Novo Hamburgo não compactua com esse tipo de comportamento e já esta trabalhando de forma que possa encontrar o culpado.
"Vamos fundo nessa busca e puniremos de forma pesada o autor, somos um clube de tradição e prestes a completar 113 anos de historia, não podemos deixar que fatos de tal importância manchem nossa história, vamos identificar, encaminhar a polícia e banir dos jogos.” Finalizou o Presidente Jeronimo Freitas.
O Esporte Clube Novo Hamburgo repudia qualquer tipo de manifestação preconceituosa.