Falta apenas um ponto para o Juventude avançar de fase na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O problema é que o adversário de quarta-feira (11) precisa da vitória para atingir a classificação. E como o XV de Piracicaba joga diante do já eliminado Alecrim-RN, o Juventude, líder do grupo 32, pode ser eliminado em caso de derrota na última rodada.
Depois de estrear com goleada por 5 a 1 sobre o time do Rio Grande do Norte, o alviverde teve que se superar para não perder a primeira na Copinha. Na partida contra o XV de Piracicaba, o zagueiro Abner recebeu ainda no primeiro tempo o segundo cartão amarelo, deixando a equipe com dez jogadores. Mesmo assim, o Verdão controlou boa parte do jogo, demonstrando muita determinação em campo.
— Me preocuparia se não tivesse acontecido essa entrega dentro de campo. Numa competição curta e difícil de jogar contra equipes paulistas. Os meninos mostraram uma determinação enorme, que são capazes, mesmo no 10 contra 11. Conseguimos manter um certo equilíbrio, só no final ficou mais complicado, mas agora é recuperar para chegarmos 100% com todos os atletas — destacou o coordenador técnico Fernando Rech.
O Ju vencia a partida com um belo gol do centroavante Caíque, em jogada individual, mas permitiu o empate do XV em um chute de fora da área.
— Estreamos com uma vitória muito convincente. Sabíamos das dificuldades da partida contra o XV, são jogadores acostumados com a chuva, com o gramado e a um estádio mais acanhado. Acabamos tomando o gol em um belo chute de fora da área. Mesmo com um a menos tivemos a maturidade de controlar a partida. Pra evolução dentro do processo da base, chegamos mais maduros, empolgados e determinados pro jogo que pode nos dar a classificação — aponta Rech.
Contra o Nacional-SP, o dono da casa, o Juventude se prepara para um duelo de vida ou morte na Copa São Paulo.
— A gente trabalha em cima de vitória, desempenho e estratégia. Temos dois jogos do Nacional para observar. A gente sabe que vai ser uma pressão enorme. De alguma forma a torcida vai pressionar e empurrar o Nacional pra classificação, porque eles também dependem só de si para se classificar — destaca o coordenador alviverde.
Quando entrar em campo, às 15h15min, no Estádio Nicolau Alayon, o Juventude já saberá o resultado do outro confronto do grupo 32 entre XV de Piracicaba e Alecrim, que jogam às 13h. Mesmo assim, Fernando trabalha com cautela para que a equipe não perca o foco.
— Temos que tomar todos os cuidados possíveis, eles jogam em casa, com conhecimento do terreno de jogo. É uma equipe que compete muito. A gente sabe que vai enfrentar muita dificuldade, mas tenho a convicção, não a certeza, de que que vamos entrar em campo pra fazer uma bela partida e buscar os três pontos para que a gente possa terminar em primeiro lugar da chave.