Derrotados na primeira rodada do Gauchão, Aimoré e Esportivo fizeram um confronto direto pela recuperação. Depois de um começo ruim, a equipe de Bento Gonçalves tomou conta do jogo e criou as melhores oportunidades. Mesmo tendo em Germano a principal figura do jogo, o Tivo parou no goleiro William e na trave e retorna de São Leopoldo com o primeiro ponto no Estadual. A partida válida pela segunda rodada ocorreu no Estádio Cristo Rei.
Depois de perder por 2 a 1 para o São José, na Montanha dos Vinhedos, o técnico Carlos Moraes mexeu na equipe. O treinador do time alviazul contou com o lateral-esquerdo Roger, recuperado de lesão, devolvendo Germano à sua função no meio-campo. O jogador estava improvisado no setor. Além de Roger, Prill e Guilherme entraram na equipe da Serra. O lateral-direito Cristian Lessa, que foi inscrito no BID, ficou como opção no banco de reservas. Por outro lado, o volante Vitão e o meia Diego Luis ainda seguiram no departamento médico.
Jogadas pelo alto
Com pouca criatividade, as duas equipes apelaram no primeiro tempo para as cobranças de falta e escanteio, como únicas armas para criação de jogadas de ataque. Tentando fazer uma pressão inicial, os donos da casa levaram perigo logo aos quatro minutos, após cobrança de falta pela esquerda. O zagueiro Milani subiu sozinho e cabeceou perto da meta de Copetti. Em nova cobrança de falta, desta vez pelo lado direito ofensivo, aos 12, Mardley desviou no meio da área e a bola bateu no peito do goleiro Copetti, se perdendo na linha de fundo.
Com dificuldades em atacar, o time da Serra chegou na área do Aimoré pela primeira vez somente aos 18. Mesmo sem o melhor ângulo, Germano tabelou com Roger e chutou cruzado, para firme defesa de William.
Prejudicado pelas fortes chuvas que caíram em São Leopoldo, o gramado do Cristo Rei tinha poças que prejudicaram o andamento da partida.
O Esportivo conseguiu o primeiro arremate com perigo através de Germano, aos 34. De fora da área, o camisa 10 acertou um belo chute de canhota que desviou na marcação e por pouco não encobriu o goleiro William. A partir daí, o time da Serra tomou conta do jogo em sequência de escanteios que quase resultaram em gols olímpicos. Na cobrança de um deles, aos 35, Germano bateu fechado na pequena área, William espalmou pra trás e a bola bateu na trave. No escanteio seguinte, William, atrapalhou-se e mandou a bola pra trás, quase marcando um gol contra.
Logo na largada da etapa final, Germano arriscou da entrada da área e a bola passou perto da trave direita. No lance seguinte, Cris Magno, que entrou no intervalo, recebeu bom passe pelo corredor direito, mas bateu sobre o gol de William.
O Esportivo decidiu ir pro tudo ou nada e se manteve no ataque. Melhor jogador da partida, Germano tentou a finalização de bicicleta, aos 7 minutos, mas o arremate passou à esquerda da goleira do Índio Capilé.
Aos 16, o goleiro Copetti assustou o time da Serra. Ramon tentou lotericamente um chute de fora da área e o goleiro do Esportivo rebateu pra frente, mas pra sorte do Esportivo, ninguém pegou a sobra.
A partir da metade da etapa final, as duas equipes preocuparam-se mais em defender. Os dois técnicos promoveram mudanças com as entradas de zagueiros e volantes para sustentar o empate. Final em São Leopoldo: 0 a 0.
O Esportivo volta a campo no domingo, dia 29, na Montanha, às 16h, diante do Brasil de Pelotas.
FICHA TÉCNICA
Gauchão - 2ª rodada
Aimoré x Esportivo
Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
Aimoré
William; Ramon (Lacerda, 27/2º), Milani, Rafael Klein e Higor; Fábio, Mardley, Barreto (Dedé, 27/2º), Choco (Paulinho Dias, 18/2º) e Bravo (Velasco, int.); Wesley Pacheco (Yan, 27/2º). Técnico: Edinho Rosa.
Esportivo
Copetti; Márcio Lima, Tairone, Jean Pablo e Roger (Cleyton, 26/2º); Prill (André, 21/2º), Fabrício, Germano (Lessa, 40/2º), Guilherme (Cris Magno, int.); Thiaguinho (Richard, 26/2º) e Flávio Torres. Técnico: Carlos Moraes
Amarelos: Roger, Guilherme, André, Jean Pablo (E), Yan (A)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Lúcio Beiersdof Flor e Estefani Adriati da Rosa