O confronto do Caxias contra o Grêmio marcou o retorno do lateral-esquerdo Jonathan aos gramados. Foram 346 dias sem atuar uma partida oficial com camisa do grená. Diante do Tricolor, o lateral jogou os 90 minutos da derrota por 2 a 1 para a equipe de Renato Portaluppi. Na reapresentação do elenco, nesta segunda-feira (23), Jonathan disse que sonhou com esse momento.
— Muitas coisas passaram pela cabeça. Sonhei estar voltando e foi bom demais. Ainda mais com uma torcida tão grande como teve. Foi muito bom, infelizmente não aconteceu a vitória. Mas no meu ponto de vista, o nosso time se posicionou muito bem contra o Grêmio — declarou o lateral-esquerdo.
A ideia do técnico Thiago Carvalho era utilizar Jonathan aos poucos devido ao grande tempo afastado dos gramados pela grave lesão ligamentar no joelho, sofrida no Gauchão passado. Seu último jogo havia sido no dia 9 de fevereiro, contra o Guarany de Bagé, no Estádio Estrela D'alva.
Contudo, na véspera da estreia diante do Grêmio, Dudu Mandai teve confirmada uma contratura de grau 1 na panturrilha. Com desfalque de última hora, o treinador mudou de planos e conversou com Jonathan.
— Aconteceu a situação do Dudu e o Thiago conversou comigo na sexta-feira e passou a situação. Ele foi bem claro, que queria ir me soltando aos poucos. Ele me perguntou como eu estava para o jogo. Se fosse o momento de jogar estava preparado. Tentei me preparar da melhor forma possível, pois era um jogo importante para mim e para o clube — explicou Jonathan, que comentou sobre a postura do time contra o Grêmio:
— Fomos de franco atirador contra o Grêmio. Em nenhum momento nos escondemos do jogo ou ficamos lá atrás. Temos buscar a vitória e desde o inicio o professor nos cobrou isso. Mesmo sendo o Grêmio, o nosso time é qualificado e que podíamos buscar a vitória. Tivemos lições e no próximo jogo vamos em busca disso.