O Caxias estreou com derrota para o Grêmio no Campeonato Gaúcho 2023. Na tarde deste sábado (21), o Grená foi superado pelo Tricolor pelo placar de 2 a 1. O time do técnico Thiago Carvalho saiu na frente com Peninha, mas o Grêmio empatou ainda no primeiro tempo com Bitello e virou com gol de Luís Suárez. Para o comandante do Caxias, o time oscilou e tomou decisões erradas em campo.
— Falta alguns entendimentos daquilo que a gente pede. É um processo de correção de jogo. Você precisa jogar para passar informação. De fato, dentro do que a gente planejou no primeiro tempo a marcação foi muito bem feita. Talvez oscilamos na hora de jogar, de tomar decisões erradas. No segundo tempo, voltamos já com aquilo que acredito que eu quero com mais qualidade, mas a parte final com a tomada de decisão ruim. Podíamos ter aproveitado até os 20 do segundo tempo. Depois, um pouco afrouxamos a marcação e eles fizeram o gol da vitória, e nos perdemos — avaliou o treinador
No segundo tempo, o técnico Thiago Carvalho teve que rodar mais o elenco devido ao desgaste físico do começo da temporada. Contudo, ele tinha cinco desfalques. Além de Bustamante e Dudu Mandai, ele não contou com três atletas do Grêmio: o volante Pedro Cuiabá e os atacantes Ronald e Wesley Pomba.
— Alguns sentiram o desgaste e pediram para sair. A gente não conseguiu manter o nível de jogo, tivemos que fazer um jogo mais direto e mudar o estilo. Hoje eu estava sem vários jogadores de origem, de pontas que não poderiam jogar contra o Grêmio. O Peninha e Eron pediram para sair. A ideia era fazer um jogo mais direto, de bola na área e nós não conseguimos pegar as oportunidades de pegar a bola na ponta e colocar na área — justificou o treinador.
Na segunda rodada do Gauchão, o Caxias enfrentará o São José no Estádio Francisco Novelletto, quinta-feira (26), às 19h. O técnico Thiago Carvalho não confirmou a volta do lateral Dudu Mandai e do atacante Bustamante. Ele disse disse que depende de liberação do departamento médico.
— É uma questão do departamento médico. Não é uma coisa que eu vou decidir a liberação. Queremos eles o mais rápido possível. Fiquei um pouco limitado ali, só tinha o Richard na posição. Mas é início de trabalho, vou ter praticamente todo mundo no próximo jogo. Espero que o Dudu e o Bustamante voltem para que a gente possa estar forte para mudar o jogo — finalizou Thiago Carvalho.