A vaga extra da Copa do Brasil para o Campeão da Divisão de Acesso teve uma reviravolta. No dia 17 de janeiro, os clubes da Série A2 tiveram uma reunião com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, na sede da entidade. Na ocasião foi anunciada a destinação da vaga ao vencedor do Acesso.
Contudo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não autorizou que o Campeão da Série A2 jogue o torneio Nacional. O motivo é o Regulamento Específico da Competição (REC). O regramento detalha que as vagas devem ser distribuídas em campeonatos com, no mínimo, quatro participantes do principal campeonato organizado pela Federação e equivalente à primeira divisão.
– Art. 3º – O torneio seletivo a ser eventualmente promovido pela Federação para oferecer vaga à COPA DO BRASIL deverá ter a participação de, no mínimo, 4 (quatro) clubes do principal campeonato profissional organizado pela Federação e equivalente à primeira divisão – detalha o REC.
Em nota oficial, a Federação confirmou que a CBF não autorizou a vaga para o Campeão da Divisão de Acesso. A entidade também anunciou que a vaga extra ficará no Campeonato Gaúcho. Assim, o estadual dará quatro vagas para a Copa do Brasil 2024. A quinta vaga segue com o Campeão da Copa FGF.
NOTA FGF
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF informa que, de acordo com o artigo 3º, parágrafo único, do Regulamento Específico da Copa do Brasil, as vagas destinadas ao Rio Grande do Sul na competição terão a seguinte distribuição:
Campeonato Gaúcho - Série A: 4 vagas
Copa FGF: 1 vaga
A destinação de uma vaga para o campeão do Gauchão Série A2 - Divisão de Acesso não foi autorizada pela CBF, uma vez que o regulamento específico da Copa do Brasil sofreu alteração, mudando a interpretação dada até então.
ALTERAÇÃO DA CBF
No final de 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou o novo regulamento da Copa do Brasil de 2024. De acordo com o documento, a entidade irá extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes. A medida fortalece as federações estaduais, uma vez que 80 das 92 equipes se classificarão pelos torneios locais.
Desta forma, o Rio Grande do Sul ganhou uma vaga extra com a modificação da CBF. Antes, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tinha quatro vagas para o torneio nacional. Agora, serão cinco.