No dia 5 de janeiro, o Juventude passa a disputar a maior competição de base do Brasil. Vai ser a 26ª participação do clube em 53 edições da Copa São Paulo Sub-20. E não há como esconder a ansiedade e motivação dos profissionais que vão representar o Verdão no torneio. Especialmente para um deles, o técnico Filipe Dias, o momento é muito especial. O comandante está há quase cinco anos no clube e viu de perto o crescimento de jovens atletas, quando ainda estavam na categoria sub-15.
— Na minha caminhada e na dos meninos, a Copinha tem uma marca de luxo, uma visibilidade tremenda para eles e o clube. Temos a ambição de voltar a figurar no cenário nacional. Sempre esperei treinar o sub-20 e sabia que um dia esta oportunidade chegaria — revelou o treinador alviverde na nova oportunidade.
No sub-17, Filipe Dias conduziu o time a disputar três finais. E não foi a conquista do campeonato gaúcho que mais marcou o comandante alviverde na atual temporada pelo Juventude.
— O título estadual foi importante como fechamento de ciclo, mas teve a Copa Galo, de nível nacional, onde chegamos à final e perdemos pro Coritiba por 1 a 0, sofrendo apenas um gol na competição. Passamos por Fluminense e deixamos equipes grandíssimas para trás, como Inter, Grêmio e Atlético-MG. Fomos vice também da Copa Brasileirinho, perdendo para o Flamengo. Esse encerramento coroou uma temporada brilhante — admitiu Filipe.
A maioria do elenco do Juventude que vai disputar a Copinha esteve com o treinador nestas decisões. O grupo adquiriu uma bagagem que pode ser determinante para conquistar algo além da classificação à primeira fase do torneio, que inicia dia 5 contra o Alecrim-RN.
— Sempre falo aos meninos que em toda competição nacional as pessoas nunca nos colocam como favoritos e isso não tem problema. Vamos crescendo e mostrando nosso valor. Fortalece o grupo. O jogo grande dá umas casca diferente ao atleta. De sofrer em determinados momentos. É um trabalho de formiguinha. Quando você encara um jogo grande com mentalidade de vencedor, uma coisa é certa, você sai insatisfeito se perder e se ganhar vai saborear muito bem. Temos que ter mentalidade de vencedor — garantiu Filipe.
Para 2023, além de uma boa participação na Copa São Paulo, Filipe Dias quer colocar o Juventude entre as grandes marcas do futebol brasileiro.
— Deixei claro pra direção que por estar há quase 5 anos no clube quero um sub-20 forte de verdade. Que chegue e consiga competir com as grande equipes para mostrar o valor dos atletas e ajudar a fazer a transição para o profissional, trazendo o melhor cenário para que eles apresentem um bom futebol.
O ônibus com a delegação alviverde viaja no dia 2 de janeiro para São Paulo. Depois de enfrentar na estreia o Alecrim, às 15h15min, no Estádio Nicolau Alayon, na Zona Oeste da capital paulista, o Juventude ainda terá pela frente o XV de Piracicaba e o Nacional-SP. Classificam-se para a segunda fase da Copinha as duas melhores equipes de cada chave.