O Juventude acertou a renovação da comissão técnica do time feminino para 2023. Com isso, a coordenadora e supervisora Renata Armiliato, o técnico Luciano Brandalise, o preparador físico Cristian Giacomoni, o preparador de goleiros Gabriel Rosano, o auxiliar técnico e analista de desempenho Rodrigo Pizzamiglio e o fisiologista José Retegy permanecerão no clube.
Em 2022, foi sob o comando deles que as Esmeraldas tiveram uma temporada de afirmação. Depois de um Brasileirão sub-20 em que venceram suas primeiras duas partidas na temporada, as gurias também tiveram a primeira experiência na Série A-3 e, posteriormente, foram campeãs do Interior no Gauchão — com direito a uma campanha histórica.
— Eles (comissão técnica) vestiram a camisa que é o que o grupo precisa para ser vencedor. Tomaram como algo pessoal, cada um dando seu máximo, para passar essa ideia para as jogadoras. Todo mundo abraçou e a gente brinca que foram os 110%. Isso temos de manter, não é algo só profissional, trabalha com emoção, com amor e por isso deu resultado — afirmou o presidente Fábio Pizzamiglio em entrevista a GZH.
Agora, o Juventude se prepara para a próxima temporada, em que terá pela frente: Gauchão e Brasileirão nas categorias sub-20 e A-3. Após a renovação da comissão técnica, a ideia é de manutenção do grupo de atletas, com contratações pontuais para almejar o acesso no campeonato nacional.
A CBF ainda não divulgou o calendário de 2023. No entanto, estima-se que o Brasileirão sub-20 seja a primeira competição do elenco alviverde no próximo ano.