Na próxima segunda-feira (21), o torcedor do Caxias conhecerá um novo grupo de atletas. São apenas sete remanescentes da atual temporada que irão permanecer para o Campeonato Gaúcho 2023. No elenco muitas caras novas, como o meia Peninha, 29 anos, bicampeão estadual com Brasiliense, onde também conquistou o título da Copa Verde em 2020. Outro desconhecido é o zagueiro Ricardo Lima, 28 anos. O defensor atuou na Aparecidense e o treinador do Caxias, Thiago Carvalho, o conhece bem.
— Quando você traz um atleta que já trabalhou, conhece totalmente ele. Não só de jogo, mas de comportamento, que é algo que me preocupo bastante. Ele vem jogando bastante e encaixa tudo que queremos. Na zaga, vamos ter defensores experientes, com idade muito boa como Ricardo, e jogadores mais jovens e com muito potencial, estou muito satisfeito. Em todas as posições está sendo assim — declarou o treinador em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Gaúcha Serra.
Com um elenco praticamente novo, o treinador também projeta todas vagas em aberto entre os 11 titulares. No gol, por exemplo, o Caxias deve anunciar um goleiro com passagem pela Série B do Brasileirão. Entre os especulados está Bruno Ferreira, do Náutico. O clube busca um jogador para brigar no mesmo nível com André Lucas. Para o treinador, há disputa em todas as posições.
— Todas as posições, não tem nenhum titular no momento. Se estou trazendo alguns atletas que produziram algo recente em um nível de campeonato maior, vem com autonomia de jogar, mas só vai jogar se produzir. Se o cara que talvez é uma aposta estiver melhor, ele vai jogar. Então quem vai decidir é eles nos treinamentos e na produção — argumentou Carvalho.
O treinador terá cinco testes na pré-temporanda. As avaliações serão feitas diante do Sindicato dos Atletas, Grêmio Sub-20, Esportivo e Novo Hamburgo. Carvalho antecipa que até o terceiro amistoso fará muitas variações na equipe e somente nos últimos testes haverá um desenho de equipe para a estreia no Gauchão contra o Grêmio, no final de semana de 14 e 15 de janeiro, no Estádio Centenário.
— Foi um pedido meu (o número de amistosos). Tive uma experiência ruim na Aparecidense. Teve um surto de covid-19 na pré-temporada e só tive um amistoso. Aconteceu, fugiu do controle. Em um campeonato de tiro curto, esses amistosos vão dar a preparação necessária. Tem todo um conceito de parte física no primeiro amistoso. Até o terceiro amistoso não vai ter time titular, vou estar misturando, mexendo e partir daí vou dentro das convicções montando talvez nos dois últimos — finalizou o treinador do Caxias.
Jogos da pré-temporada:
10/12 – Caxias x Sindicato dos Atletas
17/12 – Caxias x Grêmio Sub-20
23/12 – Caxias x Esportivo
29/12 – Esportivo x Caxias
7/1 – Caxias x Novo Hamburgo
ACERTADOS
Goleiros: André Lucas e Guilherme Nunes
Zagueiros: Ricardo Lima, Dirceu e Fernando
Lateral-direito: Marcelo
Laterais-esquerdo: Jonathan e Dudu Mandai
Meias: Peninha e Matheus Gaúcho
Volantes: Marlon e Vini Guedes
Atacantes: Bustamante, Jean Dias, Eron e Giovane Gomez