O Caxias do Sul Basquete mais uma vez sofreu em um dos períodos do confronto diante de um dos favoritos do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta quarta-feira (23), no Ginásio do Sesi, o São Paulo teve domínio no terceiro quarto da partida e decretou a quarta derrota do time gaúcho na competição. O placar de 86 a 70 para o Tricolor paulista também representou a perda dos 100% dos comandados do técnico Rodrigo Barbosa como mandantes na temporada. Agora são três jogos vencidos e um perdido.
Na sexta-feira (25), Caxias do Sul terá um confronto direto por um lugar nos playoffs e na Copa Super 8. Às 20h, também no Sesi, a equipe do Rio Grande do Sul encara o Paulistano-SP.
Antes da partida, o minuto de silêncio em homenagem à Dinorah Pinto Barbosa, mãe do técnico Rodrigo Barbosa, que faleceu na véspera do jogo, foi encerrado com uma salva de palmas do público presente no Sesi.
Quando a bola subiu, o São Paulo começou melhor. Com Elinho e Benett convertendo cestas de três pontos, a equipe paulista abriu 11 a 5 antes de quatro minutos de jogo. O Caxias Basquete, por sua vez, precisou intensificar a marcação do perímetro, o que obrigou o Tricolor a forçar arremessos. A partir disso, o time gaúcho conseguiu equilibrar a partida, inclusive tomando a dianteira do marcador, com 15 a 12, quando Thiago Mathias converteu de três.
Porém, também de fora, Betinho acertou dois belos arremessos e o São Paulo terminou o quarto vencendo por 22 a 18.
No segundo período, mais uma vez o equilíbrio foi marcante. No entanto, novamente Caxias do Sul não conseguiu ter bom aproveitamento ofensivo, com apenas 29,6% de acerto nos arremessos. O São Paulo, por sua vez, começou a se preocupar mais em reclamar da arbitragem do que em pontuar. Assim, a média do período baixou em relação ao quarto inicial. O São Paulo mais uma vez levou a parcial, com 19 a 16, e foi para o vestiário com vantagem de 41 a 34 no placar geral.
O terceiro período trouxe para o Caxias Basquete o mesmo problema das derrotas para Minas e Flamengo: um quarto onde o adversário consegue abrir uma vantagem tão grande que fica inviável reverter. O domínio do São Paulo foi tanto que o time paulista chegou a botar 16 a 2 na parcial. O time da casa até esboçou uma reação para diminuir a margem do rival. Somente no período, o armador Elinho somou 10 pontos. Na parcial, o Tricolor ganhou por 28 a 12, com 69 a 46.
No último período, coube ao São Paulo administrar a gigantesca vantagem. O Caxias Basquete até tentou manter o ritmo e não baixar a intensidade no quarto. Isso refletiu na parcial, vencida pelo time da casa por 24 a 17, mas pouco refletiu no placar final, com 86 a 70 para o Tricolor.
O destaque da partida foi o armador Elinho, do São Paulo, que com 18 pontos, 15 rebotes e 10 assistências, conseguiu um triplo-duplo (quando o jogador consegue três estatísticas com dígito duplo). O cestinha do jogo também foi Tricolor. Miller fez 22 pontos, enquanto o melhor pontuador de Caxias do Sul foi Arthur, com 14.