A atual passagem do Juventude na elite do futebol brasileiro está em fase da contagem regressiva. O rebaixamento matemático pode acontecer na atual rodada, a 34ª, diante do Atlético-MG, nesta quinta-feira (27), às 19h30min, no Estádio Mineirão. Faltando cinco jogos para o término do Brasileirão, o time alviverde vive um clima de final de festa, planejamento para 2023 e de oportunidades para quem sonha ficar no próximo ano.
Contra o Atlético-MG, o Juventude pode ter o fim decretado na Série A de 2022. O Verdão ainda não venceu no segundo turno do Brasileiro, são 14 partidas sem ganhar com cinco empates e nove derrotas. Além disso, 95 dias sem uma vitória sequer. Em todo o Brasileirão, ganhou apenas três. Com isso, é um dos times que menos venceram em uma única edição da Série A desde que a competição tem 20 clubes nos pontos corridos.
Com 21 pontos na tabela de classificação, o Juventude está longe de deixar a lanterna e a zona do rebaixamento. O objetivo há algum tempo é evitar goleadas e terminar a competição de maneira digna. Uma derrota diante do Atlético-MG define o rebaixamento matemático.
— Estamos há 13 pontos da sair da zona do rebaixamento e tem 15 a serem disputados. Praticamente falta só sacramentar (o rebaixamento). Estamos trabalhando muito a questão psicológica dos jogadores em relação a tentarmos fazer o nosso melhor — comentou o técnico interino Lucas Zanella.
Em meio ao rebaixamento que pode acontecer diante do Atlético-MG, além do treinador interino, alguns jogadores estão sendo observados com pensamento para a temporada de 2023. Por isso, o momento é de afirmação para algumas peças pensando no futuro no clube. É a oportunidade de mostrar valor para seguir na próxima temporada.
— Eu me vejo privilegiado, sabe? Eu conheço muitas pessoas competentes, mais velhas e muito mais experientes que eu e não conseguiram ter esse essa oportunidade. Agradeço a direção e a todos pela confiança. Estou vivendo o momento — avaliou Zanella, que irá para o quinto jogo no comando do Juventude.
CONTRA O GALO
O Atlético-MG é, atualmente, o sétimo colocado no Brasileirão e buscará a recuperação diante do Ju. Nas últimas três partidas, nenhuma vitória. Foram dois empates e uma derrota. Mesmo assim, é o favorito para conseguir o resultado positivo em casa e rebaixar o Juventude.
— Eles têm jogadores de ataque de muita qualidade, que finalizam bem e muita movimentação. As equipes do Atlético-MG e do professor Cuca sempre têm essas movimentações de último terço, que dão condição difícil à defesa. A construção também é bem elaborada. Têm jogadores com essa qualidade no passe no início das jogadas. Estamos trabalhando nesse sentido para tentar neutralizar — finalizou Lucas Zanella.