A vitória do Caxias do Sul Basquete na estreia do Novo Basquete Brasil (NBB), diante do União Corinthians, na sexta-feira (21), trouxe boas notícias para o torcedor e para o técnico Rodrigo Barbosa. Após um primeiro tempo de domínio da equipe de Santa Cruz do Sul, o time da Serra conseguiu a reação e, mesmo com sustos no final, ganhou por 68 a 65 no Ginásio do Sesi.
Entre os pontos positivos, os bons retornos dos ala/pivôs Diego Conceição e Arthur. Os passaram pelo Caxias Basquete em outros momentos, voltaram e tiveram atuações destacadas diante do União, com Diego fazendo 16 pontos e seis rebotes, enquanto Arthur teve 10 pontos, seis rebotes e quatro assistências, sendo as duas maiores eficiências da equipe.
A última imagem dos jogadores por Caxias do Sul havia sido no NBB 9, quando o time ficou em último na temporada 2016/2017. No reencontro com o torcedor, os dois mostraram que a experiência adquirida após a saída da equipe agregou em seus estilos de jogo.
Na avaliação de Rodrigo Barbosa, a rodagem deles fez com que esse retorno tenha sido mais impactante.
- Viver momentos ruins na carreira te fazem crescer. Conforme vai jogando e vivenciando mais coisas, vai ficando mais experiente. Hoje eles são jogadores experientes, que conseguem entender o jogo, que erram também, como os outros, mas que têm qualidade. A partir do momento que se sentem seguros para fazer isso, e foi o que a gente viu, foram jogadores que realmente nos deram situações de desequilíbrio - afirmou o treinador, valorizando também outras peças da equipe de boa atuação na sexta-feira:
- O Humberto, depois mais o Stefano, Pedro está voltando de lesão, então sentiu um pouco essa falta de ritmo de treino para poder jogar, Gabriel entrou bem. É importante ter alguns jogadores de referência para que eles possam puxar o time dentro daquilo que precisamos para ter uma cara. Nosso time tem que ter uma identidade.
Além das atuações em quadra, o torcedor também teve papel importante empurrando o time durante a partida. Os pouco mais de dois mil presentes no Sesi saíram satisfeitos com o desempenho do time, assim como o grupo sentiu o incentivo vindo das arquibancadas.
- Fico feliz porque esse é o projeto do Caxias Basquete, que hoje é uma realidade. Que bom que as pessoas vêm e assistem o jogo assim, porque isso gera emoção. É impossível não viver a emoção do jogo quem está aqui assistindo. Isso acaba sendo legal porque, possivelmente, essas pessoas vão retornar aqui. E é isso que queremos, que cada vez tenha mais gente. Obviamente que o time precisa dar essa resposta dentro de quadra. E não é sempre com vitória, mas é de atitude, de entrega. Acho que é o caminho que queremos trilhar e conseguir vitórias com calma, entendendo os processos, mas para poder chegar mais longe cada vez - concluiu Barbosa.
Na próxima sexta-feira (28), às 19h, o Caxias Basquete fará seu primeiro jogo fora de casa, diante do Minas, em Belo Horizonte. Depois, serão mais dois jogos no Sesi, contra o Brasília, no dia 3 de novembro, e diante do Cerrado, dia 5.