O Juventude venceu o clássico serrano diante do Brasil-Far, por 1 a 0, na 5ª rodada do Campeonato Gaúcho Feminino. Com o resultado, as Esmeraldas continuam na liderança e invictas e confirmam a classificação antecipada. Pela primeira vez, o time feminino disputou uma partida no Alfredo Jaconi desde a reabertura do departamento. As meninas venceram a partida contra as bicampeãs do interior.
— Um jogo difícil. O adversário jogou a vida, porque valia praticamente a classificação. Sabíamos que seria essa luta. Tivemos alguns momentos do jogo que não conseguimos, mas as gurias, na vontade e na determinação, conseguiram chegar a essa vitória. Não ganhamos de qualquer adversário. Ganhamos do bicampeão do interior e quarto colocado do Gauchão do ano passado — exaltou o técnico Luciano Brandalise.
Com 1.027 torcedores no Estádio Alfredo Jaconi, maior público desta primeira fase do Gauchão Feminino, as Esmeraldas superaram a ansiedade e nervosismo iniciais para conquistar importante resultado.
— Para elas, tudo é novidade. Essa mobilização incendiou as meninas. Já estávamos com o mando de campo na Randon e essa mobilização emocionou todo o grupo. Elas falavam em jogo da vida e histórico. É mais uma fase do processo, estádio com torcida. Trabalhamos muito com elas essa parte mental — avaliou Brandalise.
Nesta primeira fase, as partidas são disputadas dentro do grupo, classificando-se para a segunda etapa da competição os dois times melhores colocados. No Grupo A, Flamengo de São Pedro e Elite, de Ijuí, já estão classificados. Oriente e Brasil-Far lutam pela última vaga na próxima fase.
A segunda fase reunirá as quatro equipes classificadas na primeira parte da competição, mais Grêmio e Inter. No hexagonal, em turno único, classificam-se as quatro melhores equipes para a semifinal.
— Vamos entrar numa fase que vamos pegar a dupla Gre-Nal, que está em outro patamar. Nós temos que poupar algumas atletas, vamos rodar o grupo. A nossa cabeça já é na segunda fase. Tem o Flamengo de São Pedro, que nos eliminou na Série A-3, tem o Elite, de Ijuí, uma equipe que está há seis ou sete anos junta. Vamos fortes — finalizou o treinador.