O clássico serrano vale a liderança do Grupo B no Gauchão Feminino. A partir das 15h desta quarta-feira (7), Juventude e Brasil de Farroupilha entrarão em campo pela quinta (e penúltima) rodada do Estadual querendo garantir a classificação antecipada à segunda fase. As Esmeraldas precisam apenas pontuar para atingir o objetivo. As rubro-verdes, no entanto, devem vencer e torcer por tropeço do Oriente diante do Vidal Pro — que também se enfrentam às 15h desta quarta.
Na liderança do Grupo B, com 10 pontos, as gurias do Ju disputarão uma partida no Alfredo Jaconi pela primeira vez desde a reabertura do departamento feminino. Após campanhas nas redes sociais pedindo para que o confronto fosse no estádio principal do clube, os torcedores que quiserem acompanhar o jogo precisam levar 1 kg de alimento não-perecível ou agasalhos em bom estado até o portão 2 (torcida mandante) ou 5 (torcida visitante), a partir das 14h.
— É um sonho. Jogar no Jaconi vai ser muito gratificante e estamos muito felizes — falou a atacante Teté, de 18 anos, em entrevista à GZH.
O Brasil-Far, por sua vez, está na vice-liderança da chave, com sete pontos. O rubro-verde almeja retomar a hegemonia entre os times do interior. Para isso, o primeiro passo será buscar a classificação entre os dois primeiros da chave. Se tropeçar nesta quarta, terá um embate direto pela vaga no próximo domingo, contra o Oriente, no estádio das Castanheiras.
— A gente sempre vai em busca dos três pontos. Sabemos o quão importante é pontuar na casa delas. Vai ser um jogão, vamos em busca do melhor para o Brasil-Far. Sabemos que o adversário é forte — explicou a meio-campista Karol, de 20 anos, em entrevista à GZH.
No primeiro turno, as equipes ficaram no empate em 1 a 1 no estádio das Castanheiras. Na ocasião, Karol marcou para o rubro-verde. Enquanto Kim igualou para o alviverde. Foi, também, o primeiro embate entre as equipes no futebol feminino.