O NBB 2022/2023 será disputado por 17 equipes e terá seu jogo de abertura em um sábado, no 15 de outubro. A confirmação foi feita nesta semana pela Liga Nacional de Basquete (LNB), após o Conselho Técnico dos clubes. A tabela e o regulamento do torneio mais importante da modalidade no país serão divulgados ainda em agosto.
O Caxias Basquete vai para a sua sexta participação no torneio. O campeonato, em sua 16ª edição, segue com representantes de oito estados: São Paulo (Corinthians, Bauru Basket, Franca, São José, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro e São Paulo), Rio Grande do Sul (União Corinthians e Caxias do Sul Basquete), Distrito Federal (Cerrado Basquete e Brasília), Minas Gerais (Minas), Rio de Janeiro (Flamengo), Ceará (Fortaleza Basquete Cearense), Paraná (Pato Basquete) e Paraíba (Basquete Unifacisa).
Em relação à temporada anterior, a novidade é a volta do São José Basketball. Já o tradicional Mogi Basquete não vai fazer parte desta edição, após pedido de licença. Na 15ª edição do NBB, o Sesi Franca defende o título que ganhou de forma inédita na última temporada e, assim como na última edição, o sistema de disputa do NBB será no formato de jogos de ida e volta.
Confira abaixo as equipes confirmadas na próxima edição do NBB:
- 123 Minas (MG)
- Bauru Basket (SP)
- BRB/Brasília (DF)
- Caxias do Sul Basquete (RS)
- Cerrado Basquete (DF)
- Corinthians (SP)
- Flamengo (RJ)
- Fortaleza Basquete Cearense (CE)
- SESI Franca (SP)
- Luvix/União Corinthians (RS)
- São José Basketball (SP)
- Pato Basquete (PR)
- Paulistano (SP)
- Pinheiros (SP)
- Rio Claro Basquete (SP)
- São Paulo (SP)
- Unifacisa (PB)