O Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude inicia, nesta quarta-feira (24), diante do Basquete Cearense, a segunda fase da Liga de Desenvolvimento (LDB 2022). A competição será sediada em São Paulo, nos clubes Pinheiros e Paulistano. A equipe do técnico Bruno Lopes teve bom desempenho na primeira etapa, realizada em Santa Cruz do Sul, conquistando três vitórias em cinco partidas.
A LDB é composta por 23 clubes, que são divididos em dois grupos, de 11 e 12 equipes. Os quatro melhores de cada lado se classificam para a fase decisiva, que será disputada em Mogi das Cruzes-SP, em setembro. Atualmente, o Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude ocupa a quinta colocação entre as 12 equipes do grupo B.
— Eu vim às pressas. Foram apenas 12 dias de trabalho para essa primeira etapa, mas creio que a gente conseguiu fazer coisas boas e ajustar o que dava. Saímos com o objetivo, que era ganhar mais do que perder nessa primeira etapa. Teve a partida contra o Vasco, que perdemos no último minuto, onde a gente poderia ter saído com uma vitória também, e a partida contra o Cerrado, que é uma equipe um pouco mais forte nessa categoria, e acabamos saindo com a derrota. Mas essas três vitórias nos deram a condição de chegar nessa próxima etapa em São Paulo com condições de classificar para a etapa final — avaliou o técnico Bruno Lopes, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Antes de assumir o time sub-22 do Caxias Basquete, o treinador estava no comando do Cerrado-DF, na disputa do NBB. Em apenas 12 dias de trabalho, Lopes teve de otimizar o pouco tempo que tinha.
— Eu tinha pouco conhecimento desse pessoal mais jovem. Tanto dos meninos daqui, quanto de alguns reforços pontuais que a gente trouxe. Conseguimos conhecer rapidamente a característica de cada menino, e, além disso, otimizar e ajustar o que dava para ser feito. Muita coisa que eu queria fazer acabamos deixando para essa próxima etapa, mas realmente pensando em ajustes e sair com o maior número de vitórias possível. Então, acredito que deu certo. Dessa vez, nós tivemos pouco mais de um mês para trabalhar e viajar nessa semana para São Paulo — confidenciou o treinador.
A LDB serve como grande vitrine para os jovens buscarem seu espaço no basquete adulto. Apesar de a principal meta ser desenvolver e avaliar os jogadores, Bruno Lopes garante que o Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude busca a classificação para a fase final da competição.
— O primeiro objetivo é oportunizar mais espaço para esses garotos e desenvolvê-los para terem condições de participarem e ajudarem a equipe do NBB na procura de resultado. Mas é lógico que nós nunca vamos entrar apenas para participar. O Caxias Basquete mostra, há muito tempo, que não entra só para participar. A equipe está classificando sempre nos playoffs do NBB, e a nossa ideia na LDB não é diferente. Independentemente se o primeiro objetivo não for classificar, e sim desenvolver esses meninos individual e coletivamente, vamos tentar essa classificação. Os resultados no primeiro circuito nos deram animação e possibilidades matemáticas para tentar — afirmou.
Na etapa que se inicia nesta quarta-feira, o Caxias Basquete enfrentará, além do Basquete Cearense, cinco equipes paulistas: Bauru, Rio Claro, Franca, Paulistano e Corinthians. Apesar do desafio em jogar contra fortes clubes, Lopes se mostra confiante e relata as estratégias utilizadas na preparação da equipe para criar ritmo de jogo.
— Sabemos da força do estado de São Paulo nas categorias de base, com meninos que estão jogando o estadual sub-20, além dos jovens de 21 e 22 anos que estão nas equipes profissionais no Paulista. Isso faz eles saírem na frente quanto a ritmo de jogo. Mesmo a gente não tendo esses campeonatos nessa categoria aqui na região, tentamos fazer alguns amistosos com o pessoal adulto aqui da cidade, para tentar criar esse mínimo ritmo de jogo e tirar essa diferença. Sabemos das dificuldades que vamos ter lá em São Paulo, mas estou confiante. A equipe está bem preparada e temos que chegar para esse objetivo novamente, que é ganhar mais do que perder. Se fizermos isso, com certeza a gente vai estar classificado para a fase final — comentou o treinador.
A estreia do Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude na segunda fase do LDB será contra o Basquete Cearense. A partida acontece nesta quarta-feira (24), às 19h45min. Depois, a equipe volta às quadras já na quinta e na sexta, onde enfrenta Bauru e Rio Claro, respectivamente.
— Acredito que vão ser jogos iguais e temos totais condições de vitória. Vão ser os jogos mais importantes porque, depois, a gente vai pegar Paulistano, Franca e Corinthians, que são equipes mais fortes ainda. Então, acredito que esses três primeiros jogos vão ser para todos estarem bem inteiros e concentrados para a gente conseguir sair com essas vitórias que, com certeza, a gente vai subir um grande degrau para tentar a classificação para a fase final entre os oito — projetou o técnico, que finalizou falando sobre a preparação física para essa sequência de jogos:
— Os mais jovens já estão mais acostumados com essa rotina, de ir para campeonatos e jogar todos os dias. Mas, com certeza, vai ser puxado, porque eles jogam três jogos, folgam um dia e, depois, jogam mais três. Então, estamos cuidando muito dessa parte de recuperação para todos estarem inteiros na próxima semana. E eu falei muito para eles que, na teoria, esses três jogos vão dizer muito sobre o que vamos conseguir lá na frente.
2ª fase - Grupo B
24/8 (quarta) - 19h45min
Caxias Basquete/RJ x Basquete Cearense
25/8 (quinta) - 13h
Caxias Basquete/RJ x Bauru
26/8 (sexta) - 10h45min
Caxias Basquete/RJ x Rio Claro
28/8 (domingo) - 17h30min
Caxias Basquete/RJ x Franca
29/8 (segunda) - 17h30min
Caxias Basquete/RJ x Paulistano
30/8 (terça) - 13h
Caxias Basquete/RJ x Corinthians
Classificação
1º) Paulistano, 10pts - 5 vitórias
2º) Cerrado, 9pts - 4 vitórias
3º) Corinthians, 9 pts - 4 vitórias
4º) Vasco, 9 pts - 4 vitórias
5º) Caxias, 8 pts - 3 vitórias
6º) Franca, 7 pontos - 2 vitórias
* com a supervisão de Maurício Reolon