O empate por 0 a 0 com o Goiás, na manhã deste domingo (17), deixou uma sensação de frustração no Alfredo Jaconi. Após o jogo, válido pela 17ª rodada do Brasileirão, o técnico Umberto Louzer lamentou os detalhes que impediram o triunfo alviverde.
— Produzimos, criamos para sair daqui com uma vitória. Assim como fizemos lá em Curitiba. Infelizmente, temos esbarrado em algum momento de ansiedade, uma tomada de decisão um pouco mais acelerada, um refino no terço final do campo. A equipe lutou, iniciamos o jogo um pouquinho ansiosos, as coisas não estavam conectadas e melhoramos do meio para o final do primeiro tempo. Ajustamos algumas situações no intervalo, no segundo tempo criamos possibilidade de fazer um, dois e sair com o placar até melhor. É controlar a ansiedade, dar segurança e continuar trabalhando. A única maneira de você reverter esse quadro é com trabalho — avaliou Louzer, reconhecendo que os pontos perdidos no campeonato passam pelos erros do time:
— Quem é mais eficiente é quem consegue fazer os gols, consequentemente vai estar próximo dos resultados de vitória e é isso que temos buscado. Infelizmente, temos esbarrado em alguns pequenos detalhes, mas é continuar trabalhando, evoluir para que essa essa situação possa reverter.
Mesmo com o pênalti perdido no início do segundo tempo, o Juventude ainda assim teve força para lutar atrás da vitória, que não veio por muito pouco. Até por isso, Louzer não vê que o desperdício da oportunidade tenha afetado emocionalmente o time:
— Após a perda da penalidade pelo Bueno, continuamos criando, construindo, criando oportunidade de finalizar, teve bolas na trave, bola que que goleiro defendeu, bola para fora que estávamos em condição bem equilibrado para finalizar. Agora é caprichar, ter um refino maior, mas isso vem com trabalho, com sequência de repetições e estamos no caminho.
Na próxima quarta-feira (20), o Juventude encara o Flamengo, em Brasília-DF. Depois, no próximo domingo (24), o Papo recebe o Ceará, em mais um confronto direto contra o rebaixamento. Ainda assim, Louzer não dará foco maior para o confronto em casa.
— Vamos priorizar sempre o próximo jogo. O próximo jogo é sempre a nossa Copa do Mundo. Claro que representação vamos ver como os atletas irão chegar, até para começarmos a pensar na nossa estratégia. Na terça-feira, faremos o ajuste final para o jogo. Hoje um jogo desgastante, uma semana pesada, os treinamentos sempre abaixo de chuva. Esse fator emocional também gera esse desgaste. Vamos analisar caso a caso para planejar a nossa estratégia em função dessa questão física. Tenho certeza que aqueles atletas escolhermos vão representar muito bem o Juventude contra o Flamengo, um grande adversário - concluiu Louzer.