O Veranópolis foi eliminado nos pênaltis e adiou o sonho de voltar à elite do Gauchão. No Estádio Antônio David Farina, na noite desta segunda-feira (27), empurrada pela torcida, a equipe do técnico Cristian de Souza venceu o Avenida por 1 a 0 no tempo normal, no jogo de volta das quartas de final.
O resultado levou a decisão para as penalidades, quando o VEC teve a chance de avançar, mas Marquinhos desperdiçou a quinta cobrança, parando no travessão. Depois, nas alternadas, Cristian chutou no canto e o goleiro Rodrigo fez a defesa que garantiu a vaga para o Avenida.
Com a desvantagem no confronto após ter sido derrotado na ida por 1 a 0, em Santa Cruz do Sul, o VEC começou o jogo de ontem pressionando o rival. Logo aos seis minutos, o zagueiro Léo Santos salvou quase em cima da linha. Aos 19, de tanto insistir, o time da casa abriu o placar. Após lançamento para a área, Alex Rodrigues aproveitou a oportunidade e fez 1 a 0.
O gol animou o pentacolor, que quase ampliou na sequência, com Tom. O goleiro Rodrigo salvou. O Veranópolis era melhor em campo e só levou um susto aos 41, na melhor chance do Avenida na primeira etapa. Carrilho fez grande jogada individual e finalizou para a defesa de Prezzi.
Na segunda etapa, foi o Periquito quem assustou primeiro. Dandan cobrou falta e Jhonata cabeceou raspando a trave. Em um jogo mais equilibrado, o VEC só foi retomar o domínio das ações após os 20 minutos. Só que aí prevaleceu a forte defesa do Avenida para manter o resultado e levar a decisão para os pênaltis, quando o Avenida foi melhor e fez 6 a 5.
SEMIFINAIS
Agora, o Avenida encara o Passo Fundo. Na outra semifinal, o Esportivo vai enfrentar o Lajeadense, com o primeiro confronto em Bento Gonçalves e o segundo em Lajeado. As partidas de ida ocorrem no próximo domingo (3), às 15h. Os dois finalistas garantem vaga à elite do futebol gaúcho em 2023.