A Seleção Brasileira de futebol de surdos terminou em terceiro lugar no seu grupo da 24ª Surdolimpíada. Na última sexta-feira (6), o time comandado pelo técnico Paulo André Cazarotto perdeu para o Irã por 1 a 0. Com resultado, o Brasil ficou com seis pontos, mesmo número da Itália, que entrou em campo neste domingo (8).
No Campo da Fundação Marcopolo, a seleção brasileira torcia para uma vitória da Holanda em cima dos italianos. Entretanto, a azurra venceu de goleada, por 4 a 0. Assim, avançam para a segunda fase no Grupo B Irã e Itália.
O Brasil se despede com duas vitórias, uma em cima da Holanda, por 1 a 0, e a outra por 3 a 0 contra Camarões. O jogo contra a seleção do continente africano havia terminado com vitória de Camarões por 3 a 2, mas o comitê puniu a equipe pela falta de credenciamento e realização do exame de audiometria. Para o técnico da seleção, a participação na 24ª edição foi marcante, pois o Brasil conquistou a sua primeira vitória na história dos Jogos.
— É uma Surdolimpíada histórica. Nós obtivemos os primeiros pontos e a primeira vitória pelo Brasil. Sobre os jogos, o crescimento foi notável. Contra o melhor time do mundo, o Irã, nós jogamos muito, deixamos de sair com um empate. Acho que foi uma boa participação para uma equipe que jogou contra atletas profissionais de outros países. Nós temos só um atleta que vive do futebol. Os demais são amadores, pois trabalham e treinam. Fizemos só dois treinos em dois anos, foi um pontapé inicial para um recomeço. Muitos diziam que iriamos levar só goleadas e não foi o que aconteceu — declarou o técnico caxiense Paulo André Cazarotto.
As quartas de final da Surdolimpíada no futebol masculino começam na próxima terça-feira (10). A grande final valendo o ouro está marcada para o dia 15 de maio, no Estádio Centenário, mesma data do encerramento da competição.