Dez clube brasileiros se uniram para criar a Liga Brasileira, a Libra. O grupo pretende gerir o Brasileirão das Séries A e B. Fazem parte do movimento, Flamengo, Bragantino, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ponte Preta, Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Botafogo. O Grêmio também já manifestou a intenção de se juntar ao grupo. Do outro lado, mais de 20 clubes buscam negociar a adesão, entre eles o Juventude.
O alviverde da Serra divulgou uma nota informando que os clubes signatários estiveram reunidos nesta semana e reafirmaram o compromisso em trabalhar na criação da liga.
Para os clubes, a Libra deve criar as condições para maximizar o tamanho da receita total e compartilhar de forma justa. A equipes signatárias estarão representadas por consultores especializados que deverão atuar para negociar as questões econômicas e comerciais com o representante do grupo dos 10 clubes.
— O objetivo dessa negociação entre os clubes é a criação da Liga com os 40 participantes das Séries A e B a partir de parâmetros técnicos e objetivos. As empresas nomeadas seguirão as orientações de uma comissão formada pelos Presidentes de América MG, Atletico MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional e a ANCF (Associação Nacional de Clubes de Futebol) — afirmou o Juventude em nota.
No entendimento destes clubes, quatro princípios são fundamentais como pontos de partida da fundação da Liga:
1º - Liga deve ser formada pelos 40 (quarenta) clubes que compõem atualmente as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, permitindo a construção de um produto forte e que a comercialização coletiva maximize seu potencial econômico;
2º - A divisão das receitas coletivas deve se dar de forma objetiva, meritocrática e equilibrada, de forma que, respeitando as peculiaridades dos clubes, incentive os comportamentos corretos e não perenize discrepâncias decorrentes de contratos individuais negociados em contexto particular;
3º - A Liga deve ser formada tendo o máximo de pontos definidos de forma clara e objetiva, a fim de evitar potenciais conflitos futuros que gerem perda de valor para o produto.
4º - As normas de compliance devem existir desde a formação e devem ser claras, objetivas, rígidas e de padrão internacional.