A 24ª edição da Surdolimpíadas de Verão começa a tomar forma com a chegada contínua de delegações de diversos países à Caxias do Sul. O primeiro contato dos atletas com a organização ocorre na Praça Surdolímpica para credenciamento e deslocamento à rede hoteleira. O encontro gera uma festa entre os povos que voltam a se encontrar para a disputa das competições após o evento ter sua data transferida em decorrência da pandemia.
Uniformizados com as cores dos seus países, os surdoatletas posam para as redes sociais oficiais dos Jogos e transmitem à felicidade em chegar ao país sede do evento. Durante esta quinta-feira (28), o Comitê Surdolímpico pôde dar as boas vindas aos atletas vindos do Irã, Noruega, Uzbequistão, Argentina, Venezuela, Japão, Espanha e Turquia. Na noite de quarta-feira (27) foi a vez da organização receber o Egito e dar atenção aos atletas que já treinam na Serra, como o futebol da Ucrânia que se fixou em Antônio Prado e treina em Nova Petrópolis.
Na terça-feira (26), as Surdolimpíadas já havia recebido as delegações da Coreia do Sul, França, Hungria, Alemanha, Itália e Mali. Os competidores estão espalhados por toda a Serra Gaúcha e abrem o evento de forma oficial em cerimônia a ser realizada no Ginásio do Sesi, a partir das 18h de domingo (1).
O cronograma de jogos e horários já foi divulgado pela organização através do site oficial e um aplicativo para o sistema Android está disponível para ser baixado de forma gratuita.
Antes da abertura, no sábado (30), o futebol masculino brasileiro faz sua estreia nos Jogos Surdolímpicos a partir das 10h na Fundação Marcopolo. O jogo contra a seleção de Camarões, assim como todas as outras competições, têm entrada gratuita.