O Caxias do Sul Basquete pôs fim na sequência negativa dentro do NBB. Na noite desta sexta-feira (8), em Pato Branco, no Paraná, a equipe gaúcha derrotou o Pato por 68 a 59, consolidando seu lugar na zona de classificação aos playoffs.
Foi a 11ª vitória do Caxias em 30 partidas na competição. O resultado levou o time ao décimo primeiro lugar, com 36,7% de aproveitamento, restando dois jogos para o final da primeira fase. A equipe encerra sua participação com dois confrontos no Ginásio do Sesi, na próxima semana, diante do Paulistano, na quinta-feira, dia 14, e do Corinthians, em um duelo direto no sábado, dia 16.
Em um duelo fundamental para as pretensões do Caxias Basquete na competição, o time entrou em quadra disposto a acabar com a sequência de derrotas. E logo no primeiro quarto, com uma postura agressiva na marcação, conseguiu abrir vantagem. Contando com o retorno do pivô Dida, a equipe caxiense controlou as ações, segurou o ímpeto do adversário e fez 19 a 8 nos 10 minutos iniciais.
Na segunda parcial, o cenário do confronto mudou. O ataque paranaense passou a ter vantagem e aproveitando o baixo aproveitamento dos visitantes nos arremessos do perímetro, reduziu a diferença. Mesmo assim, o Caxias conseguiu se manter à frente do placar na saída para o intervalo: 34 a 30.
No terceiro quarto, a situação da equipe de Rodrigo Barbosa ficou mais delicada logo na largada. Com oito pontos seguidos, o Pato virou o placar e chamou o seu torcedor para jogar junto. Além disso, o time caxiense recebeu duas faltas técnicas em sequência, uma do ala/pivô Rafa Oliveira e outra do treinador, e viu o rival abrir sete pontos de frente.
A partir da segunda metade do período, o Caxias se reencontrou. Mesmo com uma sequência de erros em lances livres, com apenas três acertos em 10 tentativas, o time conseguiu voltar a igualar o placar, em 46 a 46, após uma jogada de três pontos de Pedro Mendonça. Após um momento de erros dos dois lados, a vitória na parcial ficou com o Pato: 50 a 48.
Nos 10 minutos finais, quem errasse menos levaria a melhor. E o jogo permaneceu equilibrado, sem que nenhum dos times conseguisse abrir vantagem no começo do período. Com cinco pontos seguidos do armador Gemadinha, o Pato tentou descolar no placar, mas a resposta foi imediata com Pedro, igualando novamente o placar.
A recuperação imediata deu um ânimo extra ao Caxias, que voltou a estar à frente do placar, após dois lances livres de Rafa Oliveira e um chute de três de Eddy: 64 a 59, restando menos de quatro minutos. A partir daí, a experiência do grupo caxiense fez a diferença e, em um momento de oscilação do Pato, fechou o jogo sem sustos, por 68 a 59.
O destaque individual da partida foi Eddy, cestinha com 18 pontos. Rafa Oliveira e Pedro Mendonça marcaram 14. Do lado paranaense, Gemadinha também anotou 18.