A noite de quarta-feira (6) foi mais uma onde o Caxias do Sul Basquete sofreu pela falta de peças no grupo de jogadores dentro da atual edição do Novo Basquete Brasil (NBB). No Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes-SP, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa fez um bom primeiro quarto, mas sucumbiu nos três períodos seguintes e saiu derrotado com 21 pontos atrás do time da casa, com 86 a 65 no placar.
Na próxima sexta-feira (8), às 19h30min, o time gaúcho encara um confronto que pode ser decisivo para a classificação aos playoffs do NBB. No interior paranaense, a partida contra o Pato Basquete ganha tons de decisão para os caxienses, ainda dentro do G-12 da competição apesar da sequência de seis derrotas.
O primeiro quarto em Mogi das Cruzes foi com Caxias do Sul sem conseguir efetividade nos arremessos de três pontos. Foram sete tentativas sem que nenhuma cesta tenha sido convertida.
Ainda assim, a equipe da casa não conseguiu se distanciar além de quatro pontos. Faltando pouco mais de dois minutos para o término do primeiro período, a equipe gaúcha conseguiu o empate em 10 a 10 com Rafa Oliveira. No final do quarto, o Mogi terminou em vantagem de 14 a 12.
Se o time caxiense manteve a proximidade nos 10 minutos iniciais, no segundo período o Mogi se distanciou. O aproveitamento baixo dos arremessos do perímetro continuou, com uma convertida em nove tentativas. Com Rafa Oliveira fazendo 12 dos 23 pontos do Caxias no primeiro tempo e Eddy zerado, os mandantes abriram 13 de vantagem, indo para o intervalo com 36 a 23 - 22 a 11 no quarto.
Na volta do vestiário, o Caxias Basquete conseguiu se aproximar. Faltando dois minutos e meio para o fim do quarto, quando Eddy converteu dois pontos, o placar ficou em 49 a 41. Porém, uma sequência de três bolas de três pontos de Colina fez novamente a equipe mogiana abrir distância no marcador, com 60 a 46 no geral - 24 a 23 para o time da casa no período.
O último quarto foi apenas a confirmação da sexta derrota da equipe caxiense no NBB. Rodrigo Barbosa lançou mão dos jovens Elias e Marco, já pensando no confronto decisivo contra o Pato. Assim, o Mogi abriu mais ainda a vantagem e confirmou a vitória por 86 a 65 - com 26 a 19 no período. Mais um revés para complicar a tentativa de classificação do Caxias Basquete aos playoffs.