O técnico Eduardo Baptista e a direção do Juventude já estão montando, em conjunto, o planejamento para a disputa do Campeonato Brasileiro. O treinador chegou no final de semana a Caxias do Sul, após encerrar o vínculo com o Mirassol com a classificação na Copa do Brasil, e já acompanhou dos camarotes a vitória alviverde diante do Guarany-Ba, 2 a 0, na penúltima rodada do Gauchão, ainda sob o comando do interino Eduardo Barros.
O principal foco do planejamento está em contratações para a disputa da competição nacional. O novo técnico participa diretamente do processo. O departamento de futebol já tem possíveis nomes mapeados e entende que precisa de quatro a seis peças para o Brasileirão.
— Após o jogo do Mirassol e Grêmio, a gente começou a se falar. Nós temos um grupo para analisar e discutir atletas. Isso está funcionando muito bem. Essa semana, os nossos treinos serão no turno da manhã, e à tarde vamos estar muito focados no planejamento e questão de atletas. É uma discussão ininterrupta e a opinião e participação do novo treinador é fundamental. É parte importantíssima neste projeto. Vamos nos aprofundar para a sequência, porque teremos um período de treinamentos muito importante entre Gauchão e Brasileirão. Teremos uma intertemporada que terá muito peso — disse Marcelo Barbarotti, diretor-executivo do Juventude.
O período de intertemporada que o Juventude terá será de 30 dias até a estreia no Brasileirão, que está marcada para o final de semana de 9, 10 e 11 de abril, diante do Bragantino, no Estádio Alfredo Jaconi. Sem classificar para as semifinais do Gauchão, o Ju terá treinamentos e um jogo da Copa do Brasil. A segunda fase será diante do Real Noroeste, já na próxima semana, fora de casa.
Esse será o único jogo até a estreia no Brasileirão dentro da preparação, porque, se avançar para a terceira fase da Copa do Brasil, os jogos serão nos dias 20 e 21 de abril.
Sobre a estreia do novo técnico, não está descartada a possibilidade dele comandar o time contra o Brasil-Pel, no sábado (12), pela última rodada do Gauchão. Isso está em discussão entre Eduardo Baptista, a direção e o departamento de futebol. Sobre a comissão técnica, o novo treinador chegou sozinho. Ele terá Eduardo Barros e Lucas Zanella como auxiliares, que são permanentes do clube, a preparação física continua com Gian Oliveira e a preparação de goleiros com Márcio Angonese.