No início da temporada, o Juventude tinha como objetivo chegar às semifinais do Campeonato Gaúcho. No entanto, a campanha ruim até aqui não permitirá isso. Faltando uma rodada para encerrar a primeira fase, o Verdão briga para não ser rebaixado no Estadual. Na sua história, o Ju jamais disputou a Divisão de Acesso do futebol do Rio Grande do Sul.
Na última rodada, a equipe alviverde enfrenta o Brasil-Pel, no sábado (12), às 16h30min, fora de casa, para evitar esse vexame. A boa notícia é que o Ju depende somente de si.
Para evitar o rebaixamento, o Juventude tem uma matemática simples e objetiva na última rodada. Se vencer o seu jogo diante do Brasil-Pel, estará garantido no Gauchão em 2023. Uma vitória alviverde garante a permanência sem depender de outros resultados. A vitória contra o Guarany-Ba combinada com o empate do União Frederiquense diante do São José, na penúltima rodada, possibilitou essa combinação simples para o Verdão.
No entanto, se empatar o seu confronto contra o Xavante, o União Frederiquense não pode vencer o Caxias e o Aimoré não pode empatar ou ganhar do São Luiz, em São Leopoldo. Em caso de derrota diante do Brasil-Pel, o Juventude torce por dois resultados na partida entre Caxias e União Frederiquense, no Estádio Centenário: vitória ou empate do time grená.
Em termos de classificação, o melhor cenário que o Juventude pode atingir ao término da primeira fase é a quinta colocação, a primeira posição fora da classificação. Para isso, precisa vencer o seu jogo e chegar aos 14 pontos e torcer para os jogos entre Aimoré x São Luiz e São José x Novo Hamburgo terminem empatados ou, no máximo, com vitória do Novo Hamburgo. Além disso, contaria com uma derrota do Caxias diante do União Frederiquense.
Mesmo com a campanha ruim no Gauchão, muito abaixo do esperado, e brigando contra o rebaixamento, o Juventude está há seis jogos sem perder no Estadual. Com o técnico interino Eduardo Barros, foram três empates e duas vitórias pelo Gauchão. Se incluir a Copa do Brasil, a sequência de invencibilidade aumenta para sete confrontos.
Situação do Juventude
:: Juventude chega à última rodada do Gauchão dependendo de si para não cair para a Divisão de Acesso;
:: Em caso de vitória contra o Brasil-Pel, o Juventude estará garantindo na elite do futebol gaúcho;
:: Juventude só cairá se perder para o Brasil-Pel + União Frederiquense ganhar do Caxias;
:: Ou se empatar com o Brasil-Pel + o União ganhar do Caxias + Aimoré empatar ou ganhar do São Luiz.
:: Para terminar na quinta colocação, Juventude precisa vencer + torcer por empate entre Aimoré x São Luiz + derrota do Caxias + empate ou vitória do Novo Hamburgo contra o São José
Última rodada do Gauchão
Brasil-Pel x Juventude
Caxias x União Frederiquense
Aimoré x São Luiz
São José x Novo Hamburgo
Grêmio x Ypiranga
Guarany x Inter