O Juventude teve um primeiro tempo pouco inspirado, mas conseguiu marcar quando chegou no gol do Guarany, na noite deste domingo (6) pelo Campeonato Gaúcho. O Papo venceu pelo placar de 2 a 0 e respira mais aliviado na tabela. Os três pontos colocam a equipe fora da zona do rebaixamento. Desta vez, a torcida aplaudiu os jogadores na saída de campo. Isidro Pita e Vitor Gabriel marcaram os gols que garantiram a vitória. O novo técnico, Eduardo Baptista, acompanhou a partida do setor das cadeiras.
O técnico interino, Eduardo Barros, promoveu quatro mudanças no time para enfrentar o lanterna. A novidade ficou por conta do jovem Dudu fazendo a sua estreia pelo verdão na lateral esquerda. César, Rômulo e Paulo Miranda também começaram entre os 11 titulares. O meio-campo e o ataque não sofreu alterações em relação ao jogo da Copa do Brasil.
1º TEMPO DE POUCAS CHANCES
A partida começou em alta voltagem, pois os dois times precisavam da vitória. Nos primeiros dez minutos, o Juventude teve dificuldades para propor o jogo. O Guarany foi quem tentou surpreender em jogadas de velocidade pelos lados, mas esbarrou na falta de qualidade ofensiva. Aos 20 minutos se desenhava a primeira grande chance do Ju em um contra-ataque puxado por Capixaba. Mas o time não soube aproveitar e viu o adversário se recompor rapidamente.
Dois minutos depois, o jovem Dudu cruzou pela esquerda e Chico apareceu na área. A cabeçada foi fraca nas mãos do goleiro Otávio. Logo depois, nova chance de cabeça. Desta vez em um escanteio, mas Paulo Miranda acertou o meio do gol.
Com uma blitz ofensiva do verdão, o gol saiu dos pés de Isidro Pitta. A jogada começou com Capixaba pela direita. Ele conduziu a bola até a linha de fundo, cruzou forte e o paraguaio deu um voleio na marca do pênalti. A bola ainda bateu no travessão antes balançar as redes e levantar a torcida jaconera em um golaço.
O placar de 1 a 0 já tirava o Juventude da zona de rebaixamento, pois o União Frederiquense ficou no 0 a 0 com São José. Atrás do marcador, só restava ao visitante arriscarem. Aos 32, Juninho Tardelli tentou um chute de fora da área, mas saiu fraco e rasteiro no meio do gol. No decorrer do primeiro tempo, o Ju seguia sem levar sustos. Contudo, o time continuava com dificuldades de criar pelo meio. As principais jogadas nasciam com Capixaba pela extrema direita. O Papo foi para o vestiário com a vitória parcial de 1 a 0.
GOL E ALÍVIO NA ETAPA FINAL
O Verdão voltou do vestiário determinado em fazer o segundo gol e liquidar a partida. Aos 10 minutos, essa grande oportunidade veio. Ricardo Bueno lançou Chico no ponto futuro. O meia invadiu a área e cruzou. Pitta quase marcou o segundo. Entretanto, no caminho, o goleiro do Índio desviou e Capixaba concluiu para recuperação de Otávio, com bloqueio de Vavá na hora do chute.
Aos 18, novamente o goleiro do Guarany surgiu evitando mais um gol do paraguaio. Pitta recebeu de Chico pela esquerda e arrematou cruzado. Otávio Passos salvou. Cinco minutos depois, Ricardo Bueno tentou marcar mais um golaço no Jaconi. Capixaba lançou na área e o centroavante meteu de letra, mas o goleiro do Guarany foi ágil para evitar o gol derradeiro. O primeiro susto dos visitantes saiu em um escanteio. Aos 26, Raphinha levantou e o zagueiro Diego Rocha desviou na primeira trave. A bola passou perto da travessão e foi para fora. Aos 33, o mesmo travessão salvou o Juventude em chute de longe de Raphinha.
A etapa final parecia ser de domínio dos comandados de Eduardo Barros. No entanto, quase se tornou um pesadelo com as escapadas do time de Bagé. O alívio do torcedor jaconero veio apenas aos 40 minutos. Após cobrança de falta, Rafael Forster ficou com a sobra para lançar na área. Paulo Miranda tocou sutilmente e Vitor Gabriel encobriu o goleiro para fazer 2 a 0. Com a vitória, o Juventude deixa o Z-2 e depende apenas de si para seguir na elite do Gauchão.
Na última rodada do Gauchão, no próximo sábado (12), às 16h30, o Ju encara o Brasil de Pelotas. O jogo ainda não tem local definido, pois o Xavante perdeu dois mandos de campo em julgamento do TJD por um caso de injúria racial no campeonato. A diretoria do rubro-negro irá recorrer ao STJD.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2x0 Guarany de Bagé
Campeonato Gaúcho 2022 - 10ª Rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 06/03/2022
Juventude
César; Rômulo, Paulo Miranda, Rafael Forster, Dudu (Danilo Boza 30/2º); Ricardinho (Elton 39/2º), Darlan (Gabriel Tota 30/2º), Chico (Jadson 30/2°); Capixaba, Pitta, Ricardo Bueno (Vitor Gabriel 30/2º). Técnico interino: Eduardo Barros
Guarany de Bagé
Otávio; Raphinha, Léo Kanu (Pablo, 22/2º), Diego Rocha, Vavá; David Cunha, Rafael Carrilho (Vini Martins 26/1°), Juninho Tardeli (Alan, 22/2º); Wagner Freitas (Roger Bastos 7/1°), Lucas Hulk, Marcos Paulo (Eduardão, 22/2º). Técnico: Cristian de Souza
Gols: Isidro Pitta (24/1ºt) e Vitor Gabriel (40/2ºT)
Amarelos: Diego Rocha (G), Ricardinho (J), Pitta (J), Marcos Paulo (G), David Cunha (G), Jadson (J) e Raphinha (G)