Foi uma vitória histórica para o Verdão. O Juventude quebrou um jejum de cinco anos sem vencer o clássico. A última vez em que o Ju tinha derrotado o Caxias tinha sido em 2015. O jogo foi disputado no dia 23 de julho de 2020, numa quinta-feira, às 11h, no Estádio Alfredo Jaconi, e marcou o retorno do futebol durante a pandemia. Pelo lado alviverde, a estreia do técnico Pintado foi coroada com o 2 a 0. Os gols foram marcados pelo lateral-direito Igor e pelo atacante Breno.
Com aquele resultado, o Ju ingressava na zona de classificação das semifinais do segundo turno do Estadual, com quatro pontos em quatro partidas. No entanto, ao término do segundo turno, o Ju não avançou. O Verdão perdeu, na última rodada, o 100% de aproveitamento que tinha após a retomada do Campeonato Gaúcho. A equipe alviverde perdeu, por 3 a 2, para o Esportivo e não se classificou para a semifinal.
O primeiro gol do Juventude no clássico de 2020 aconteceu aos 16 minutos. Após a boa jogada pela direita, o lateral Igor foi lançado dentro da área e, quase sem ângulo, chutou cruzado. A bola passou entre as pernas de Marcelo Pitol e morreu nas redes: 1 a 0 Juventude. No segundo tempo, aos três minutos, após um contra-ataque rápido, Gabriel Bispo roubou na intermediária e fez o toque para o atacante Breno, que chutou. A bola desviou na defesa e entrou: 2 a 0 Verdão.
O Juventude jogou aquela partida com: Marcelo Carné; Igor, Genílson, Augusto e Eltinho (Felippe Borges); Gabriel Bispo, Tarta, Gustavo Bochecha (Marciel) e Renato Cajá (Gabriel Terra); Rafael Silva (Bruno Alves) e Breno. Técnico: Pintado.
Com a vitória, o Juventude derrubou um jejum de sete clássicos sem sair com a vitória. O último Ca-Ju havia sido em fevereiro de 2015, por 1 a 0, gol de Itaqui. Nesse período, foram três empates e quatro derrotas.