Nem o mais pessimista torcedor do Juventude poderia imaginar o roteiro de dificuldades nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho. Nenhuma vitória, apenas dois pontos somados, 13,3% de aproveitamento e demissão do técnico Jair Ventura. Neste cenário tumultuado, o Verdão encara o Grêmio, neste domingo (13), às 19h, na Arena, em Porto Alegre. Será o confronto contra o líder da competição e que está invicto.
No dia 17 de outubro do ano passado, Juventude e Grêmio se enfrentaram pela 27ª rodada do Brasileirão. O confronto também foi na Arena. A derrota alviverde marcou a despedida do técnico Marquinhos Santos. Dias depois, Jair Ventura foi anunciado como o substituto e com o objetivo de afastar o Ju do rebaixamento. A meta foi alcançada, o Verdão permaneceu na Série A e Jair Ventura continuou no comando da equipe para 2022.
No entanto, 119 dias depois, Juventude e Grêmio se reencontram e o time jaconero não terá Jair Ventura. A campanha ruim no Estadual derrubou o treinador. Em 17 semanas, muita coisa aconteceu e mudou. o Juventude se manteve na Série A, o Grêmio foi rebaixado, Jair Ventura chegou, mas já saiu. No dinamismo do futebol, o Verdão que está na elite nacional tem um péssimo começo de Estadual e o Grêmio na Série B está invicto no Gauchão. Por toda dificuldade da campanha alviverde até o momento, esse jogo ganha o rótulo de decisão para o Ju.
— Nós precisamos estudar o Grêmio, já que eles pouparam os titulares contra o Aimoré. É um jogo que ele ganhou um peso maior que um clássico em si. Precisamos buscar pontuação com urgência — comentou o diretor-executivo Marcelo Barbarotti.
A situação do Juventude é tão delicada no Gauchão, que nem mesmo um empate pode ser considerado um bom resultado neste momento. Vencer o Grêmio pode diminuir uma ideia que está estabelecida: a classificação para a fase semifinal está comprometida. Com dois pontos somados e com seis jogos pela frente, ainda faltariam no mínimo 15 pontos para conseguir avançar para a semifinal. Em seis partidas, o Ju precisaria vencer cinco para alcançar o objetivo. No ano passado, o quarto colocado na primeira fase somou 17 pontos.
Portanto, neste momento, o alerta está ligado contra o rebaixamento no Estádio Alfredo Jaconi. Na temporada anterior, com nove pontos conseguiu escapar nos critérios de desempate.