O Juventude tratava os jogos contra Grêmio, Ceará e Bahia como três decisões, e fundamentais na busca por se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Na primeira final direta, neste domingo (17), na Arena, o Alviverde foi uma presa fácil, de uma reação tardia viu o adversário direto vencer por 3 a 2. O resultado colocou a equipe da Serra na zona do rebaixamento.
No sábado (22), o Juventude tem mais uma decisão. Em casa, no Alfredo Jaconi, a equipe recebe o Ceará, às 17h, para voltar a ficar fora da zona de rebaixamento e dar fim a série de cinco partidas sem vitória.
Apagão custa caro no 1º tempo
Sem Ricardo Bueno para ser a referência entre os zagueiros, o técnico Maquinhos Santos deslocou Sorriso para ser o jogador mais adiantado e Capixaba e Paulinho Boia, as válvulas de escape pelas pontas com a ideia de velocidade contra a pesada zaga gremista. Os retornos do trio Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho, no meio-campo, trariam a consistência que faltou na partida contra o Flamengo.
Os primeiros 15 minutos foram de muita correria e poucas ideias com a bola nos pés. O Grêmio era empurrado pelo torcedor e o Juventude se postava bem marcação no meio. Mas a roubada de bola e busca por uma transição rápida em contra-ataque, não acontecia.
Aos 23, o cenário começou a se alterar e foi de terror para o Juventude. Jean Pyerre cruzou, Alisson, na pequena área, desviou e a bola tocou no travessão após a defesa de Douglas. No rebote, Douglas Costas, de cabeça, marcou o 1 a 0.
E poderia piorar. A bola saiu do centro, o Papo se desligou da partida e o tricolor aproveitou para ampliar. Forster não conseguiu fazer o desarme e Alisson, da entrada da área, bateu firme. O goleiro Douglas deu rebote e Diego Souza jogou para as redes: 2 a 0.
O Juventude adiantou suas linhas e aumentou a posse de bola, enquanto o Grêmio, com um placar significativo a seu favor, deixou o tempo passar e controlou qualquer tentativa ofensiva do Alviverde, que não levou nenhum perigo ao gol defendido por Brenno.
Reação tardia no segundo tempo
Marquinhos Santos voltou para o segundo tempo com uma modificação. Capixaba, de participação quase nula, deu lugar a Roberson. Com isso, Sorriso voltou a atuar aberto na tentativa de explorar os espaços nas costas de Vanderson.
Aos cinco minutos, Guilherme Santos levantou, Brenno falhou e Rodrigues salvou. Aos sete, Alisson teve tempo para pensar, olhar e chutar no ângulo para grande defesa de Douglas.
Três minutos mais tarde, foi a vez Rafinha não sofrer nenhum tipo de marcação e levantar para Villasanti, livre dentro da área, cabecear de peixinho para ampliar: 3 a 0.
O Juventude esboçou reação aos 13, com Sorriso, que aproveitou a sobra dentro da área e chutou no canto, sem chance para Brenno: 3 a 1. Com Chico, Wescley e Bruninho, o Papo abriu mão da velocidade para apostar em um jogo mais cadenciado para ficar mais tempo com a bola e no ataque. Aos 23, Chico, de fora da área assustou Brenno. Assim como já tinha feito no primeiro tempo, o Grêmio mesmo com menor posse de bola, soube controlar as ações da partida e brecar qualquer tentativa de pressão do Papo.
Quando o jogo se encaminhava para o fim, aos 49, Roberson aproveitou falha defensiva tricolor para diminuir e dar números finais no placar: 3 a 2.
Ficha Técnica
Grêmio 3x2 Juventude
Campeonato Brasileiro Série A - 27ª rodada
Local: Arena do Grêmio
Data: 17/10/2021
Grêmio
Brenno; Vanderson, Paulo Miranda, Kannemann (Rodrigues, int), Rafinha; Thiago Santos (Lucas Silva, 30/2º), Villasanti, Jean Pyere (Ferreira, 22/2º); Alisson, Douglas Costa, Diego Souza (Elias, 30/2º). Técnico: Vagner Mancini
JUVENTUDE
Douglas; Michel, Vitor Mendes, Rafael Forster, Guilherme Santos; Dahwan (Fernando Pacheco, 44/2º), Jadson, Guilherme Castilho (Chico, 16/2º) ; Sorriso (Bruninho, 22/2º), Capixaba (Roberson, int), Paulinho Boia (Wescley, 16/2º); . Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Douglas Costa, Diego Souza, Villasanti (Grê); Sorriso e Roberson (Ju).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). No VAR, Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ).
Cartões Amarelos: Lucas Silva(G); Castilho, Guilherme Santos, Roberson (Ju).