O centroavante Matheus Batista foi decisivo nos últimos dois jogos do Caxias no Campeonato Gaúcho. O atleta marcou duas vezes na goleada sobre o Brasil de Pelotas por 4 a 0. No jogo válido pela quarta rodada, o camisa 9 começou a partida no lugar de Giovane Gomez, que sentiu o ombro, e fez os dois primeiros gols da equipe.
Na rodada seguinte, o atleta, com passagem destacada pelo Esportivo, teve uma nova oportunidade. Contra o Guarany de Bagé, o atacante colocou o grená na frente do placar no Estádio Estrela D'Alva. Contudo, o time não conseguiu sair com a vitória e sofreu um empate nos minutos finais. Para Batista faltou a equipe estar mais ligada no lance.
—Acredito que foi a concentração, demos mole ali no lateral, eles cruzaram e acabamos tomando o gol — avaliou o centroavante grená.
Com três gols em dois jogos começando entre os titulares, Batista divide a artilharia do Gauchão 2022 com Elias, do Grêmio, e Erick, do Ypiranga, também com três gols cada. O jogador prefere adotar um discurso mais cauteloso quanto ao momento entre os goleadores. Disse que veio para ajudar o time. Sobre o crescimento da equipe, resumiu que se deve ao trabalho diário.
Em 2021, Batista marcou sete gols em 17 jogos com a camisa do Esportivo e foi um dos destaques do time na Série D do Brasileirão. Ele trabalhou com o técnico Rogério Zimmermann no Estádio Montanha dos Vinhedos. O jogador disse que a adaptação ao Caxias não foi um problema.
—Acredito que me adaptei bem. O pessoal me recebeu bem eu estou cada dia buscando meu espaço para ajudar a equipe com gol e assistência. Quero fazer sempre o meu melhor — finalizou Matheus Batista, centroavante do Caxias.