Chegada a metade do Campeonato Gaúcho, o equilíbrio marca a competição como não se via há muito tempo. Faltando cinco rodadas para o final da fase de classificação, é impossível arriscar quem serão os quatro classificados para a semifinal.
Nem mesmo a dupla Gre-Nal, que tradicionalmente dispara no Estadual, consegue se afirmar definitivamente no pelotão de cima com a tranquilidade de outras temporadas.
Nesse cenário de equilíbrio, o Caxias despencou do terceiro lugar para o sétimo após a rodada do fim de semana, quando perdeu por 1 a 0 para o Inter, no sábado. Ainda assim, o time do técnico Rogério Zimmermann está somente dois pontos atrás do G-4 e pode avançar três lugares na tabela ao final da 7ª rodada.
Nesta quarta-feira (16), o Grená vai para Ijuí enfrentar o São Luiz, tentando retornar para o grupo que garante um lugar na semifinal. Se triunfar no Estádio 19 de Outubro, o Caxias garante a volta à faixa de classificação, independente dos resultados das outras partidas.
Se em uma condição normal um empate em Ijuí poderia ser considerado um bom resultado, agora pode representar um problema dentro da tabela. Porém, o decorrer da partida é quem dirá se voltar para casa com um ponto será bom ou ruim.
— Buscamos a vitória em todos os jogos. Contra o Inter, queríamos muito a vitória, jogamos para vencer. Contra o São Luiz, não será diferente. É claro que a partida, no decorrer dela, mostra o que é bom. Às vezes um empate pode ser legal, outras vezes frustrante — avaliou o lateral-esquerdo Rennan Siqueira, novo titular da ala após a lesão de Jonathan, que para por seis meses.
Na luta por uma das quatro vagas, ter os enfrentamentos contra Grêmio e Inter podem ter uma característica diferente. Passadas seis rodadas, apenas a dupla Ca-Ju já encarou os dois times da capital. Os rivais do Caxias pela classificação ainda terão embate ou contra Tricolores ou Colorados. Isso pode ter um peso diferente na reta final, por mais que o pensamento no Centenário seja de não ver vantagem nisso.
— Todos os jogos são decisivos para nós. Independente de ser contra time de Série A ou Série B, cada jogo tem o mesmo peso. Entramos com a mesma seriedade em todas as partidas. O fato de serem equipes de menor expressão que Inter e Grêmio nas próximas partidas, não muda para nós — afirmou Rennan.