O técnico Jair Ventura permanece no Juventude para a próxima temporada e trabalha, em conjunto com a direção, na montagem do elenco para 2022. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o treinador comentou sobre a intenção de manter o maior número possível de atletas que disputou o Brasileirão e uma ideia de planejamento para a pré-temporada, que será com poucos dias, já que o Gauchão começa no dia 22 de janeiro.
Do elenco que disputou a Série A, nove atletas pertencem a outros clubes e estavam emprestados ao Ju: o goleiro Douglas, do Bahia; os zagueiros Vitor Mendes, do Atlético-MG, e Quintero, do Fortaleza; o lateral-direito Michel Macedo, do Corinthians; o volante Dawhan, do Santa Rita-AL; os meias Wescley, do Ceará; Guilherme Castilho e Bruninho, ambos do Atlético-MG; e os atacantes Fernando Pacheco, do Fluminense e Rafael Bilu, do Corinthians.
— Eu sempre falo que usamos os cases de sucesso que estão do nosso lado. A gente tem o case de sucesso no Flamengo, mas aí você vai me falar que o Flamengo não ganhou, mas chegou de novo. Os clubes que chegam têm a manutenção do mesmo time. Esse é o grande segredo. Esperamos manter o maior número de jogadores possível. Sabemos da dificuldade, porque tem muitos jogadores que vieram por empréstimo, mas sabemos que se não fosse assim, o Juventude não teria feito um time competitivo — comentou Jair Ventura.
O Juventude poderá ter o retorno de atletas que estavam emprestados para outros clubes. São os casos do goleiro Deuner (Veranópolis), do lateral-direito Samuel Santos (Guarani), dos zagueiros Odivan (Operário-PR) e Kelvin (Veranópolis), dos volantes Bruno Camilo (Bahia), Moisés (Paraná) e Yago (Ponte Preta) e do atacante Everton (Figueirense). Esses nomes e novos contratados podem começar a pré-temporada antes. O goleiro César e o meia Rodrigo Bassani são alguns dos nomes que devem ser oficializados como reforços. Além disso, o Ju poderá fazer a pré-temporada em outra cidade.
— Estamos definindo, porque nós temos alguns possíveis jogadores que se reapresentam e que estavam emprestados. A gente tem possíveis contratações que estavam jogando a Série B e podem começar antes. Temos que respeitar a data das férias, porque são 30 dias. Ainda estamos vendo um local para fazer a pré-temporada. O clube está vendo as melhores condições — finalizou Jair Ventura.