O Juventude terá a continuidade de Walter Dal Zotto Jr no cargo de presidente pelos próximos dois anos. Em reunião realizada na noite desta terça-feira (14), o Conselho Deliberativo aprovou a chapa única inscrita na eleição e o mandatário continuará no cargo no biênio 2022/2023.
O presidente Walter Dal Zotto Jr terá como vices Paulo Stumpf e Fábio Pizzamiglio, que já fazem parte da atual direção. O vice de futebol, Osvaldo Pioner, e o vice de patrimônio Rafael Bellei, também fazem parte da chapa eleita.
— Resolvemos permanecer, porque nós queremos concluir o projeto que iniciamos, como a modernização do estádio e do CT. Temos vários projetos para concluir. É desgastante, já estamos há alguns anos na linha de frente, mas vamos preparar alguém para assumir depois. Esse é um dos nossos desafios também — comentou o presidente.
Walter Dal Zotto Jr foi eleito vice-presidente do Juventude para o mandato de 2017, na chapa composta pelo presidente Roberto Tonietto. Na sequência, a chapa foi reeleita para cumprir um mandato de dois anos, entre 2018 e 2019. No entanto, no final de 2018, Tonietto licenciou-se do cargo e Walter Dal Zotto Jr. assumiu de presidente interinamente.
Em 2019, o Conselho Deliberativo do clube decidiu pela continuidade da gestão. Na época, foi aprovada a extensão do mandato por mais dois anos, até o final de 2021. Como ele foi escolhido vice-presidente nas duas últimas eleições, há o entendimento jurídico que o interino agora, de fato, será o presidente efetivado.
— Abrimos as inscrições das chapas e todos os juventudistas entenderam que o momento do Juventude era da continuidade. Todos que têm pretensões políticas no clube tiveram a sensatez de esperar. Estamos felizes que essa gestão poderá concretizar uma série de projetos em andamento. Nós nos cercamos de pessoas do departamento jurídico e fizemos as interpretações. O Waltinho foi eleito vice e estava exercendo a presidência na licença do presidente. Ele se torna elegível — comentou Luis Oselame, presidente do Conselho Deliberativo do Juventude.
HISTÓRICO NO JUVENTUDE
Walter Dal Zotto Jr faz parte de uma família de juventudistas natos. Ele é filho de Walter Humberto Dal Zotto, presidente do clube nos anos de 1982 e 1984. A Sala do Conselho Deliberativo do Estádio Alfredo Jaconi leva, em homenagem, o nome do pai de Waltinho.
O atual presidente alviverde começou como diretor do Juventude em 1989, como assessor do vice-presidente de futebol Abelardo Cavalcanti. Depois, foi inúmeras vezes vice-presidente de futebol, trabalhou na parte financeira e de marketing, e esteve presente ativamente em todas as grandes conquistas do clube ao longo da década de 1990.
Em 2001, assumiu pela primeira vez a presidência do clube. Em 2005, voltou a ocupar o cargo. No ano seguinte, foi vice de Iguatemy Ferreira Filho. Desde então, seguiu como conselheiro ativo. Em 2016, foi chamado por Roberto Tonietto para compor a diretoria do Juventude mais uma vez. Assumiu, em 2016, a vice-presidência de marketing e, no final de 2018, ocupou a vaga de Tonietto, que licenciou-se do cargo.