No futebol, sempre que um confronto direto se aproxima, torcedores, jogadores e imprensa costumam utilizar a expressão "jogo de seis pontos" para se referir à partida, pois além dos três pontos somados, evita que o rival pelo mesmo objetivo some a mesma quantidade de pontos.
Sendo assim, as próximas seis rodadas vão valer, dentro dessa lógica, 33 pontos para o Juventude, que terá duelos que podem definir o futuro do time no Campeonato Brasileiro. O primeiro, nesta quarta-feira (6), contra o Sport, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, será contra um adversário que, neste momento está na zona de rebaixamento.
Apenas a partida da próxima quarta-feira (13), diante do Flamengo, no Maracanã, não será contra um adversário direto. Antes, no sábado (9), o Papo recebe o América-MG, que começa a 23ª rodada empatado em pontos (27) e vitórias (6) com o Ju, ficando na frente apenas por um gol no saldo (-3 a -4).
Por isso, o confronto contra o Sport ganha importância ainda maior nas projeções da equipe do técnico Marquinhos Santos. Se vencer em Pernambuco, o Juventude não correrá risco de ir para o Z-4 no fim de semana e, no mínimo, chega em condição de igualdade para encarar o time mineiro.
Por outro lado, mesmo que sete pontos atrás do Ju, o Leão da Ilha do Retiro vem de vitória sobre o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, e quer aproveitar o suspiro de recuperação depois de quebrar uma seca de oito jogos sem sequer marcar gols. Em seus domínios, o time pernambucano vai tentar dificultar a vida alviverde.
— Realmente, é complicado jogar com o Sport aqui. Apesar da posição que estão na tabela, é uma grande equipe e um clube muito respeitado no nosso país. Tem todo nosso respeito, mas viemos aqui para fazer um bom jogo e sair com um bom resultado — afirma o lateral-esquerdo William Matheus, que não vê mudança na forma do Juventude encarar o rival após a vitória do Leão sobre o Grêmio:
— O Sport teve um jogo com uma outra equipe, não tem nada a ver com a gente. Aquilo que pensamos do Sport, vamos manter. Estamos estudando a equipe deles e vamos seguir nossa preparação como vinha sendo feita antes.
Ganhar fora de casa faz com que o time de Marquinhos abra 10 pontos do próprio Sport e possa se distanciar até sete pontos do Z-4. A sequência alviverde ainda terá Grêmio, fora de casa, Ceará e Bahia no Jaconi. Será um momento onde o Papo precisará ser cirúrgico para passar por ela e poder ter mais tranquilidade na reta final da competição.
— Muita preparação, foco nas semanas de treinamento e chegar bem nos jogos. É realmente uma fase muito importante e nós estamos nos preparando. Acredito que possamos fazer bons resultados nessa sequência — concluiu WM.