No reencontro com o seu torcedor, o Juventude não passou de um empate com o embalado América-MG. No Alfredo Jaconi, o time de Marquinhos Santos saiu atrás, em gol marcado por Juninho, e empatou ainda na primeira etapa, com Dawhan. Depois do intervalo, mesmo com a disposição das duas equipes, o resultado não se alterou.
Com o 1 a 1 e as vitórias de concorrentes diretos à permanência na elite, o Ju permanece na 15ª colocação, agora 28 pontos, dois acima de Bahia e Sport, que vêm logo atrás. Na próxima rodada, na quarta-feira (13), o Verdão encara o Flamengo, às 19h, no Rio de Janeiro.
Com o apoio da papada, o Juventude mostrou-se disposto a tomar a iniciativa do confronto nos primeiros minutos. E fez uma blitz na área dos mineiros no começo da partida, mas sem conseguir a finalização. Aos poucos, o América-MG equilibrou as ações e foi efetivo na primeira chance mais clara da partida.
Aos 10 minutos, Marlon fez boa jogada pelo lado esquerdo, contou com o escorregão de Michel Macedo e cruzou para a área. Juninho, livre, chegou por trás da defesa e cabeceou no canto para abrir o placar: 1 a 0 para os visitantes.
O Ju demorou a entrar no jogo e encontrar espaços. Aos 15, na velocidade, Sorriso ganhou da defesa, invadiu a área, mas optou pelo drible e perdeu boa chance de finalizar. Aos 23, em cobrança de falta da meia esquerda, Castilho cobrou e Matheus fez defesa segura.
No minuto seguinte, a grande chance alviverde. William Matheus cruzou da esquerda e Sorriso cabeceou com força para o chão e no canto. Matheus Cavichioli fez grande defesa e, no rebote, Sorriso tentou de novo da pequena área e o goleiro do América salvou de novo. Um milagre do ex-jogador do Ju.
Melhor na partida, o time de Marquinhos Santos passou a levar mais perigo que o rival. Em boa triangulação que passou por Jadson e Sorriso, Michel Macedo cruzou e Ricardo Bueno cabeceou rente ao travessão. Logo na sequência, Castilho encontrou Sorriso nas costas da defesa e Matheus Cavichioli saiu de carrinho, fora da área, para fazer mais uma intervenção importante.
De tanto insistir, o gol do empate veio. Aos 42, Castilho cobrou escanteio e, em um lance confuso, Dawhan foi o último a desviar. A zaga do América até tentou tirar, mas a bola já havia ultrapassado a linha: 1 a 1 e festa do torcedor nas arquibancadas.
Com o apoio dos jaconeros, o Juventude iniciou o segundo tempo buscando manter o ritmo. Aos sete minutos, Paulinho Boia fez a assistência e Ricardo Bueno girou dentro da área antes de finalizar na rede, pelo lado de fora. Aos 10, após cruzamento de Michel Macedo, a zaga tirou de cabeça e Dawhan tentou de primeira, sem direção.
Aos 14, uma chegada perigosa do América. Ademir ganhou na velocidade de William Matheus e cruzou para Ribamar, que desviou de cabeça, perto da trave. Nos minutos seguintes, mesmo sem chances claras, os dois times proporcionaram um duelo movimentado e franco.
Com Wescley na vaga de Jadson, Marquinhos Santos tentou tornar a equipe da casa mais criativa em seu meio-campo. Do outro lado, Mancini trocou os atacantes, com as entradas de Rodolfo e Fabrício Daniel. Porém, o ritmo ofensivo caiu. Aos 33, em chegada perigosa pelo lado direito, Juninho chutou cruzado, mas ninguém apareceu para completar.
Nos minutos finais, com Capixaba, Bruninho e Paulo Henrique em campo, o Juventude teve mais posse de bola, mas sem ameaçar a meta da equipe mineira. Nos acréscimos, Rodolfo ainda perdeu uma chance clara no último lance da partida.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x1 América-MG
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Douglas; Michel Macedo (Paulo Henrique, 42/2º), Vitor Mendes, Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson (Wescley, 25/2º) e Guilherme Castilho; Sorriso (Bruninho, 42/2º), Ricardo Bueno e Paulinho Boia (Capixaba, 35/2º). Técnico Marquinhos Santos
América-MG
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Anderson, 39/2º), Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura, 46/2º); Felipe Azevedo (Rodolfo, 27/2º), Ademir (M. Toscano, 46/2º) e Ribamar (Fabrício Daniel, 27/2º). Técnico: Vagner Mancini
Gols: Juninho (A), aos 11min, Dawhan (J), aos 42min, no primeiro tempo.
Árbitro: Alexandre Vargas de Jesus, auxiliado por Thiago Henrique Farinha e Luiz Cláudio Regazone (RJ). VAR: Carlos Eduardo Braga (RJ)
Cartões amarelos: Jadson, Paulinho Boia, Dawhan, William Matheus, Forster, Sorriso (J); Ademir, Ricardo Silva, Alê (A).