O Juventude vinha de uma sequência positiva no Brasileirão, com quatro empates e uma vitória. Porém, a abertura do returno não foi como esperava o torcedor alviverde neste sábado (11), no Estádio Alfredo Jaconi. Depois da melhor atuação do time na Série A, contra o Corinthians, a equipe do técnico Marquinhos Santos não conseguiu repetir a apresentação do Itaquerão e foi derrotado em casa pelo Cuiabá, por 2 a 1.
O gol contra de Quintero, no primeiro tempo, deu o tom da dificuldade que a tarde no Jaconi apresentava. Mesmo com Guilherme Castilho empatando no início do segundo tempo, Jenison recolocou a equipe do Mato Grosso na frente no placar e garantiu a vitória dos visitantes.
O Juventude volta a campo no próximo sábado (18), contra o Atlhetico-PR, na Arena da Baixada. A equipe alviverde seca os rivais para não terminar a rodada na primeira posição fora da zona do rebaixamento.
Com a repetição da equipe que havia empatado contra o Corinthians, o Juventude iniciou a partida buscando ter a posse de bola e agredir o adversário, que se postava em uma linha de marcação mais baixa. E os minutos inicias foram de muita disputa no meio-campo e nada de oportunidades mais claras.
Principal responsável pela criação do Ju, Wagner se movimentava pelos dois lados de campo, mas era pela direita, na parceria com Paulo Henrique, que o Ju criava as principais movimentações ofensivas. Ao mesmo tempo, não conseguia transformar o volume de jogo em chances de gol.
Aos 26, Guilherme Castilho fez jogada individual e cruzou rasteiro de pé esquerdo. A bola passou pela pequena área e sobrou para Quintero, que desviou fraco de cabeça para a defesa de Walter, quase em cima da linha. Aos 29, após roubada de bola na intermediária, Bueno avançou em velocidade e bateu de fora da área. Walter fez a defesa.
O domínio territorial se manteve, mas a defesa do Cuiabá prevaleceu, sem oferecer oportunidades de finalização. Em mais uma chegada pelo lado direito, Paulo Henrique cruzou e Castilho, na pequena área, não alcançou.
Na única oportunidade que teve, o time visitante foi efetivo. E contou com uma falha de comunicação. Jonathan Cafu ganhou em velocidade pelo lado direito, passou por Vitor Mendes e cruzou para a área. Quintero antecipou Carné e mandou contra o próprio gol: 1 a 0 para o Cuiabá.
Na segunda etapa, com Sorriso e Bruninho nas vagas de Wagner e Dawhan, o Juventude voltou disposto a buscar o empate. E o objetivo de Marquinhos foi alcançado aos nove minutos. William Matheus cruzou da esquerda após tabela com Sorriso e Guilherme Castilho, livre, bateu bonito para vencer Walter e fazer o 1 a 1 no Jaconi.
Depois da igualdade, Castilho quase conseguiu a virada aos 14. Bruninho foi para cima da marcação de Camilo pela esquerda e cruzou para o volante, que chutou para fora. A resposta do Cuiabá veio aos 16, Jenison finalizando de primeira após passe de Jonathan Cafú, com a bola batendo na rede do lado de fora.
Aos 20, novamente Castilho teve a chance de marcar. Sorriso cruzou da linha de fundo e o volante apareceu cabeceando, mas Walter defendeu. Só que a reação alviverde foi travada aos 22, quando Jenison recebeu passe de cabeça do ex-Caxias Rafael Gava e mandou o canhotaço para as redes de Carné: 2 a 1 para os visitantes.
A tentativa de um novo empate começou então para o time de Marquinhos. Aos 34, Bruninho finalizou de fora da área e, após a sobra da marcação, Ricardo Bueno chutou para fora. Com a pressão de mais um atacante, com Nico Castillo fazendo sua estreia, o Ju seguiu tentando. Aos 43, Sorriso finalizou de fora da área e Paulão conseguiu cortar para a linha de fundo.
No último lance da partida, aos 53, após a expulsão de Clayson, Castillo cobrou falta na barreira e, no rebote, Chico também mandou na marcação do Cuiabá, que comemorou o fim do jogo no Jaconi.
FICHA TÉCNICA
20ª rodada
Juventude 1x2 Cuiabá
Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.
Juventude
Marcelo Carné; Paulo Henrique (Nico Castillo, 42/2°), Quintero, Vitor Mendes e William Matheus; Dawhan (Sorriso, int.), Guilherme Castilho, Jadson (Chico, 30/2°) e Wagner (Bruninho, int); Paulinho Boia (Roberson, 30/2°) e Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos
Cuiabá
Walter; João Lucas (Lucas Ramon, int.), Marllon, Paulão e Uendel; Auremir (Yuri, int.), Camilo e Rafael Gava (Anderson Conceição, 35/2°) ; Clayson, Jonathan Cafú (Danilo Gomes, 25/2°) e Elton (Jenison, 12/2°). Técnico: Jorginho
Gols: Quintero (C), contra, aos 45min, no primeiro tempo. Guilherme Castilho (J), aos 9min, Jenison (C), aos 22min, no segundo tempo.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira, auxiliado por Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (trio do Rio Grande do Norte). VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ).
Expulsão: Clayson (C).
Amarelos: Dawhan, Sorriso, William Matheus (J); João Lucas, Elton, Jenison, Yuri (C)