O Esportivo, de Bento Gonçalves, fez história neste sábado (18). Fora de casa, contra o Santo André-SP, o time do técnico Rogério Zimmermann garantiu a classificação para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
Depois de perder em casa por 1 a 0, o Alviazul devolveu o placar em Diadema com o gol de Batista, aos 44 minutos do primeiro tempo. Com a igualdade no agregado, a decisão foi para os pênaltis. Logo na primeira cobrança do Santo André, o goleiro Otávio Passos voou para fazer a defesa, que seria decisiva com o 100% de aproveitamento dos batedores do Esportivo e o 5 a 4 a seu favor.
Na próxima rodada, o Esportivo enfrentará a Ferroviária-SP, que eliminou o Brasiliense-DF. O primeiro jogo ocorre na Montanha dos Vinhedos.
Assim como aconteceu na Montanha dos Vinhedos, o Esportivo foi dominante no primeiro tempo. Logo aos oito minutos, Batista arriscou da intermediária e a bola passou à direita do gol de Fabrício Araújo.
Aos 21, Rennan avançou pela esquerda e cruzou, mas ninguém conseguiu aparecer para aproveitar a chance criada pelo lado esquerdo de campo. Aos 33, novamente o Esportivo chegou pela esquerda, com Lailson que cruzou e a bola ficou viva na área do Santo André. Quando Afonso ficou livre na pequena área e finalizou para fora, já estava na condição irregular e o impedimento foi marcado.
Diferente do que aconteceu em Bento, quando martelou durante a primeira etapa mas saiu derrotado, o Alvizul pulou na frente do marcador. Aos 44, Lailson cruzou da esquerda, a defesa cortou e Afonso pegou o rebote para fazer novo levantamento para a área. Desta vez, Batista antecipou a marcação do Ramalhão para tocar de cabeça para o fundo do gol: 1 a 0 para o Esportivo em Diadema.
Com Juninho Potiguar e com a neblina cada vez mais intensa na cidade paulista, o Esportivo parecia não se contentar com a possibilidade de decisão nos pênaltis e tentou ser ainda mais ofensivo no início da segunda etapa. Porém, quem chegou primeiro foi o Santo André, aos dois minutos, com Giancarlo obrigando Otávio Passos a fazer boa defesa.
Com um jogo bastante estudado, o Esportivo conseguia segurar o ímpeto dos mandantes. Aos 26, em uma saída rápida do time gaúcho, Cafú tentou bola em profundidade para Potiguar, mas a defesa do Santo André conseguiu fazer o corte antes da finalização.
Aos 32, Bruno Luiz aproveitou bom cruzamento para a área e cabeceou no canto direito baixo de Otávio Passos, que mais uma vez fez boa defesa para segurar a vantagem.
Aos 38, novamente o goleiro do Esportivo precisou trabalhar. Após cruzamento fechado em cobrança de escanteio, Passos voou para evitar o gol do time paulista. As duas equipes ainda tentaram algumas situações esporádicas, mas o confronto foi para os pênaltis em Diadema.
Nas alternadas, o Santo André começou com Carlinhos, que parou na defesa de Otávio Passos, que buscou no seu canto direito baixo. A primeira do Esportivo foi de Batista, que bateu com força no meio e abriu o placar nos pênaltis.
A segunda série começou com PV fazendo para o Santo André, mesmo com Otávio acertando o lado. Norton, pelo lado Alviazul, tocou no ângulo esquerdo de Fabrício, mantendo a vantagem do Tivo por 2 a 1. O gol de Eliandro abriu a terceira série com a igualdade novamente nas alternadas. Porém, com a canhota, Dumas deslocou o goleiro do Santo André e fez o 3 a 2.
A quarta cobrança do Santo André foi com Ruan, que mandou no ângulo direito de Otávio Passos, sem chances para o goleiro. O Esportivo, por sua vez, voltou a ficar na frente com a bomba de Rennan, mantendo o 100% de aproveitamento.
Coube ao experiente Nunes fazer a quinta cobrança do Ramalhão. E com muita categoria o veterano centroavante tirou completamente o goleiro alviazul do lance com uma cavadinha. Mas Gutierrez meteu sem chances para Fabrício e fez o quinto do Esportivo, classificado fazendo história e avançando às oitavas de final da Série D.