A esperada volta dos Jaconeros às arquibancadas de sua casa já tem data marcada: 9 de outubro, às 21h de um sábado, contra o América-MG. Essa confirmação veio a partir da decisão do Conselho Técnico dos clubes da Série A, que contou com 19 times — o Flamengo não participou do encontro. Os dirigentes se reuniram nesta terça-feira (28) e definiram a volta do público, seguindo as determinações de cada Estado, a partir da rodada do próximo fim de semana.
No caso do Juventude, que joga fora de casa, a torcida rival ainda não estará presente. O Papo encara o Palmeiras no domingo (3), no Allianz Parque, em São Paulo. Porém, o governo paulista definiu apenas para o próximo dia 4 a liberação para a presença de público nas arquibancadas.
Depois, na quarta-feira, dia 6, o Sport, em Pernambuco, terá a presença de público na Ilha do Retiro, antes da volta do time e da torcida ao Alfredo Jaconi.
A direção do Juventude já trabalhava com o planejamento das partidas com a presença de público e agora terá pouco mais de 10 dias para agilizar os procedimentos e protocolos para o retorno da Papada.
— Acima de tudo, na reunião teve bom senso, principalmente dos clubes que não têm permissão nessa próxima rodada, que são os casos de São Paulo e Salvador. Os outros clubes entenderam que, por todas as outras divisões já terem o retorno, era o momento da Série A retornar com o público — afirmou o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Jr., explicando os passos seguintes antes da volta do torcedor ao estádio:
— Depois dessa reunião (dos clubes da Série A), foi feita uma outra com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e o Governo do Estado, onde agora vamos trabalhar para aumentar (o público), porque 2.500 pessoas já estão liberados. O Juventude tem um percentual de cadeiras e outro de arquibancadas, então vamos fazer um trabalho interno para apresentar para o Governo do Estado nos próximos dias para ver qual a capacidade que o Jaconi poderia ter em função desse distanciamento que é sugerido. Vamos tentar ampliar esse número para uns quatro ou cinco mil torcedores.
Como o clube já recebe alguns convidados para as partidas em casa, a base dos protocolos serão mantidas, com algumas adaptações por conta do aumento de pessoas presentes durante os jogos.
A tentativa de ampliação do limite de presentes no estádio também contemplaria um número maior de sócios do clube. Ainda assim, o clube pretende trabalhar com estratégias para não ter "sobras" dentro do limite que será permitido no Jaconi.
— O associado vai ter que acessar nosso site, fazer um check-in e ter um voucher para passar nas barreiras que serão criadas. Numa primeira barreira, o controle de temperatura e o voucher. Numa segunda, a comprovação das vacinas. O nosso protocolo, até agora, se tiver uma (d0se da) vacina e não tiver idade para a segunda, está liberado. Com as duas, com certeza. E, quem não estiver vacinado, vai ter que apresentar o teste PCR com 72 horas de validade.
Adiados
A rodada do fim de semana terá duas partidas adiadas para que haja tempo de liberação do público nos estádios. A partida do Bahia contra o Ceará, que ocorreria no sábado (2), e do Santos contra o Fluminense, no domingo, foram postergadas.
Além do confronto entre Palmeiras e Juventude, o confronto entre Bragantino e Corinthians, também, no sábado, também será realizado sem público.