A delegação do Caxias viajou com dois de antecedência para São Paulo, onde no sábado define uma vaga nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D diante da Portuguesa. Na bagagem, entretanto, a equipe não pôde levar dois atletas bastante experientes para a decisão: o goleiro Marcelo Pitol e o meia-atacante Diogo Oliveira. Por outro lado, tem o atacante Mila, recuperado de lesão, como alternativa.
Pitol não pode jogar pois está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, será substituído por André Lucas, que fará seu primeiro jogo oficial na temporada. Enquanto isso, Diogo Oliveira recebeu uma pancada na coxa esquerda em um treinamento e foi vetado da viagem. Sem um jogador com a mesma característica no elenco, o técnico Rafael Jaques conta com alternativas mais defensivas ou ofensivas, e o mais cotado para a começar a partida é Matheuzinho, de 23 anos.
— Pitol é uma liderança no grupo e tem muita experiência, por isso a gente perde um pouco com isso. Mas o André tem toda a nossa confiança e sempre que foi requisitado, correspondeu. É um atleta que trabalha muito bem e nós temos certeza absoluta que vai fazer um grande jogo — comentou Jaques.
Nesta sexta-feira (17), o Caxias fará um treinamento no Centro de Excelência e Treinamento de Futebol Dr. Joaquim Grava, o CT do Corinthians, quando Jaques irá encaminhar a equipe titular para o confronto com a Lusa. Para o lugar de Diogo Oliveira, Karl e Jean Dias também são alternativas.
A vitória por 1 a 0 no jogo de ida permite que o Caxias possa empatar o jogo da volta. A Portuguesa avança com uma vitória por dois gols de diferença. Em caso de derrota grená por um gol, a decisão vai para os pênaltis, algo que Jaques prefere evitar.
— É uma pequena vantagem, mas muito valorizada, pois obriga o adversário agora a forçar o jogo. Sabemos da qualidade do adversário, então é melhor ter uma pequena vantagem do que não ter nenhuma. Vamos fazer um jogo seguro, de responsabilidade, maturidade e, independente da vantagem, ter um bom resultado — disse o técnico.
A possível escalação do Caxias para o confronto tem André Lucas; Erik, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho, Marlon, João Vieira, Matheuzinho (Karl) e Bruno Ré; Kelvin e Michel.
Uma novidade no banco será o atacante Mila, que volta a ser relacionado após ficar de fora do último jogo por conta de dores no púbis. O atleta de 23 anos participou de apenas três partidas nesta Série D. Por outro lado, o meio-campo Carlos Alberto, com dores no joelho, permanece afastado.