Figura fundamental para o Caxias assegurar a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, Marcelo Pitol não poderá participar do confronto de volta, no próximo sábado (18), em São Paulo. O goleiro recebeu seu terceiro cartão amarelo na Série D após demorar para cobrar um tiro de meta e terá de cumprir suspensão automática.
Em sua conta no Instagram, ele publicou um vídeo e um texto criticando a atuação da arbitragem na partida, porém ressaltou a confiança em André, seu possível substituto.
— Fico chateado por isso, porque não precisava o árbitro ter feito isso. Não fiz nem metade do que o goleiro deles fez, que no primeiro tempo também matou o jogo, mas são escolhas. Vamos seguir e trabalhar para caramba, e o André vai fazer um grande jogo. Aqui tem uma camisa muito forte, que precisam respeitar — disse Pitol, que foi o nome da partida contra a Lusa, fazendo quatro grandes defesas.
Para Marcelo Pitol, o árbitro carioca Daniel Victor Silva foi pressionado durante toda a segunda etapa da partida pelos presentes no banco de reservas da Lusa para aplicar o cartão amarelo.
— Esse cartão desnecessário foi influenciado pelos jogadores da Portuguesa desde o início do segundo tempo, pela gritaria que o banco do equipe adversária fez pra me tirar do jogo de volta no Canindé. Que não seja assim em São Paulo no próximo jogo, porque são duas grandes equipes tradicionais em seus estados — afirmou o goleiro, que aproveitou para também criticar atuação de alguns torcedores nas redes sociais e mobilizá-los para o jogo da volta:
— Então, torcedor Grená, todos juntos. Toda energia e luta contra toda essa palhaçada que às vezes fazem contra nós. Até algumas pessoas que dizem torcer para o nosso e puxam contra. Mas é uma minoria que não vale a pena, porque 99,9 % da nossa torcida junta. Não adianta falar, entrar nas páginas do clube e só criticar, falar coisas sem nexo. Todos juntos, apoiando, lutando e acreditando, pois nada é fácil, nunca foi.
No próximo sábado, no Canindé, o goleiro André Lucas deve ser o escolhido para atuar como titular pelo técnico Rafael Jaques. Neste ano, contudo, ele ainda não participou de partidas oficiais. Contratado em 2018 pelo Caxias, ele participou de 14 jogos em 2019, durante a Copa Seu Verardi, e dois jogos em 2020 quando Pitol cumpriu suspensão e teve covid-19.
O Caxias avança com vitória ou empate. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Vitória da Portuguesa por dois gols ou mais, avançam os paulistas.