Depois de passar pelos dois confrontos contra a Portuguesa no primeiro mata-mata da Série D, o Caxias terá pela frente o União Rondonópolis. Com melhor campanha no geral, o adversário grená terá a vantagem de decidir o segundo jogo em casa. Por isso, o Caxias precisa fazer um bom resultado no Estádio Centenário, no próximo sábado (25), às 15h.
— Sabemos que, mesmo decidindo na casa do adversário, se tivermos um resultado positivo em casa, a vantagem do adversário se desfaz. Temos que pensar nos primeiros 90 minutos. Temos que fazer um jogo equilibrado e conquistar o resultado positivo. Queremos vencer o primeiro jogo, mas temos que ter atenção. O União não caiu de paraquedas. Chegaram por méritos — analisou o zagueiro Rafael Lima.
Mesmo que o União Rondonópolis não tenha a mesma expressividade da Portuguesa, a equipe do Mato Grosso faz boa campanha e tem números melhores que o Caxias. Por isso, o zagueiro grená não considera o time grená favorito neste duelo.
— O Caxias não é favorito. O União fez mais pontos do que nós. A tabela fala. Eles decidem em casa. Esqueçamos a história de cada clube. Tem profissionais dos dois lados. Queremos vencer esse confronto, mas temos que tomar todos os cuidados. O favoritismo deixamos fora de campo. Temos que provar que merecemos essa vaga — afirmou Rafael Lima.
Desde a reta final da primeira fase, o Caxias adotou um novo esquema tático, com três zagueiros. Erik, Rafael Lima e Thiago Sales foi o trio que mais atuou. A partir dessa alteração, o Caxias tem mantido essa ideia de jogo e os resultados têm acontecido.
— Convicção. O Jaques falou da mudança. Não era nada muito grande. Nós já tínhamos o próprio Marlon que fazia a função de terceiro zagueiro. O grupo tem entendido e respeitado as opções do treinador. Nosso grupo tem se fortalecido nessa situação do respeito, da humildade e da espera da sua oportunidade — comentou Rafael Lima, que completou:
— Mesmo quando não tínhamos os resultados na fase de grupo, estávamos procurando um padrão de jogo. O Jaques já vinha nos passando aquilo que ele entendia que poderia fazer a gente ter êxito. Diante da Portuguesa, tentamos minimizar os erros para conquistar o resultado.
Para o primeiro jogo contra o União Rondonópolis, o trio defensivo será desfeito. Erik está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Se manter o mesmo esquema, Lucas Rocha é o substituto automático.
— O atleta que o Jaques escolher para ocupar essa posição, se vai ser um troca tática. O Erik vem crescendo de produção. Teve as oportunidades e atuou muito bem, mas também temos jogadores que podem suprir a ausência dele — finalizou Rafael Lima.