O Caxias venceu a Portuguesa por 4 a 1 nos pênaltis, após ser derrotado no tempo normal por 1 a 0, e está classificado para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D. O Grená segurou o 0 a 0 em quase todo o jogo, com o goleiro André tendo atuação destacada, mas acabou levando um gol de Caio Mancha, aos 46 minutos do segundo tempo, igualando o placar agregado. Nos pênaltis, o grená teve 100% de aproveitamento nas quatro cobranças, enquanto a Lusa errou duas.
Na próxima fase da competição, o Grená enfrentará o União Rondonópolis-MT, que passou pelo Boa Esporte-MG. Os jogos de ida e volta ocorrem nas próximas duas semanas, com a partida de ida ocorrendo no Estádio Centenário.
O jogo
O primeiro tempo foi de total domínio do Portuguesa, que estava em desvantagem no placar agregado e saiu desde o minuto inicial em busca do empate. Com três zagueiros e três atacantes, o Caxias se postou defensivamente no 5-4-1 e ficou esperando o adversário, tentando especular um contra-ataque que só ocorreu em uma oportunidade. Por outro lado, a pressão da Lusa gerou uma série de conclusões a gol, com o goleiro André Lucas fazendo a diferença e impedindo o balançar das redes.
Os paulistas chegaram pela primeira vez aos sete minutos, quando Feijão cruzou da direita, Erik cortou mal e viu Cesinha invadir a área pelo lado esquerdo. O atacante da Lusa chutou de trivela e André mandou para escanteio.
Além do controle da posse de bola, o time da casa ameaçou bastante o gol do Caxias através de cruzamentos, especialmente em cobranças de escanteio. Isso ocorreu aos 22 minutos, quando Dênis Neves cruzou, houve um desvio na primeira trave e William Magrão, de peixinho, dentro da pequena área, cabeceou para fora e perdeu um gol incrível.
Apenas se defendendo para conservar a vantagem de um gol construída no Estádio Centenário, o Caxias chutou a gol apenas uma vez no primeiro tempo. Em contra-ataque pela esquerda, Jean Dias arriscou um chute de longe, e a bola foi para fora.
Por outro lado, a Lusa cresceu nos 10 minutos finais. Aos 39min, Hermínio pegou um rebote de escanteio dentro da área e chutou para fora. Quatro minutos depois, Margazão arriscou um chute forte, de longe, e André desviou para fora. E aos 50 minutos, também de longa distância, Caíque chutou com efeito e mais uma vez o goleiro André salvou o o grená.
Segundo tempo
A segunda etapa foi de maior pressão por parte da Portuguesa, mas de melhor organização defensiva do Caxias, que conseguiu proteger a entrada da área e fez com que a equipe da casa não tivesse de fato uma oportunidade clara de gol. Tanto que André, grande nome do primeiro tempo, não precisou fazer tantas intervenções. Mesmo assim, coube a ele fazer uma grande defesa aos 41 minutos, em finalização de Caíque de longa distância. Entretanto, nos acréscimos, veio a punição.
Ao longo da segunda etapa, o técnico Rafael Jaques foi promovendo alterações para manter a consistência defensiva da equipe. Desse modo, Matheuzinho, João Vieira, Maicon e Lucas Rocha entraram no time. Por outro lado, Fernando Marchiori mandou a Portuguesa para o ataque com uma série de atacantes, como Caio Mancha, Maikinho e Raphael Luz.
Se por um lado o Grená resistia aos chutes de longa distância dos paulistas, o centroavante Michel teve a possibilidade de abrir o placar aos 41 minutos, quando mandou uma cavadinha, de frente para o goleiro Dheimison, para fora.
Os minutos finais foram de chuveirinho na área do Caxias. Na maior parte das vezes, a defesa conseguiu afastar. No entanto, quando o jogo já estava nos acréscimos, Maikinho cruzou da esquerda, Caio Mancha subiu mais que a defesa grená e mandou para as redes, fazendo 1 a 0 para a Lusa, igualando o placar agregado e levando a decisão para os pênaltis.
Pênaltis
O Caxias não se abalou com o gol sofrido nos minutos finais e manteve a tranquilidade no desempate por pênaltis. Sem correr riscos, João Vieira, Erik, Karl e Milla converteram suas cobranças, enquanto apenas Raphael Luz acertou para Lusa. Tito bateu no lado direito de André, para fora, e Dênis Neves chutou por cima da meta do arqueiro grená, finalizando a disputa em 4 a 1.
Ficha Técnica
Portuguesa (1) 1x0 (4) Caxias
Campeonato Brasileiro Série D - segunda fase - jogo de volta
Local: Canindé, em São Paulo
Data: 18/09/2021
PORTUGUESA
Dheimison; Jefferson Feijão, Willian Magrão, Patrick e Dênis Neves; Marzagão (Tauã, 21'2º), Caíque e Danilo Pereira; Lucas Douglas, Cesinha (Maykinho, 21'2º) e Ermínio (Caio Mancha, int). Técnico: Fernando Marchiori
CAXIAS
André Lucas; Erik, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho (Maicon, 14'2º), Marlon (João Vieira, 21'2º), Karl e Bruno Ré; Jean Dias (Matheuzinho, 21'2º), Kelvin (Lucas Rocha, 45'2º) e Michel (Milla, 45'2º). Técnico: Rafael Jaques
Árbitro: Leonardo Zanon, Weber Silva e Leandro Glogoski (PR)
Cartões Amarelos: Erik e Karl (Caxias); William Magrão (Lusa)
Gols: Caio Mancha, aos 49 minutos do segundo tempo; Pênaltis: João Vieira, Erik, Karl e Milla (Caxias), e Raphael Luz (Portuguesa); Tito e Dênis Neves erraram.