Depois de muitas dificuldades e de correr o risco de cair fora na primeira fase na Série D, o Caxias depende somente de si para se classificar. A equipe grená chega à última rodada da fase de grupos na terceira colocação com 17 pontos. Se vencer o Juventus-SC, em casa, no próximo sábado (28), às 15h, estará garantido na fase de mata-mata da competição nacional.
— O Caxias tem a obrigação de classificar. Sabemos da força do Caxias, do investimento feito e temos a obrigação de classificar — admitiu Ademir Bertoglio, gerente de futebol do Caxias.
Mesmo que o Caxias chegue na última rodada dependendo somente de uma vitória sua para classificar, o trabalho ainda é muito questionado. A campanha é irregular, principalmente no segundo turno. O time grená ficou cinco jogos sem vencer, e quando voltou a ganhar teve enormes dificuldades contra o lanterna Rio Branco-PR.
— Eu tenho trabalhado desde o final de 2019, sei o que faço e a direção acompanha o dia a dia. Procuro dar respaldo ao grupo de jogadores, comissão técnica e ser o elo de ligação com a direção. Procuro trabalhar com seriedade. Às vezes, o resultado de campo não acontece, mas o trabalho no futebol é continuidade. Jogar no Caxias é diferente de jogar em outros clubes. A nossa cobrança e pressão pelo acesso é diferente — afirmou Ademir Bertoglio que completou sobre as críticas:
— A direção deu todas as condições para o trabalho e estamos trabalhando. Claro que queríamos que os resultados fossem melhores. Não estamos aqui para dar desculpas, mas o importante é que temos grande possibilidade de classificar. Avaliação do trabalho é com a direção e com vocês da imprensa. Eu respeito a opinião de todos. Nunca pedi elogio e aceito as críticas. Estou aqui para trabalhar e fazer o melhor possível. Estamos acostumados com essa cobrança e ser criticado, faz parte do futebol. Não podemos ficar fora do G-4, pela grandeza do Caxias.
O Caxias soma 17 pontos em 13 jogos na Série D. A equipe grená volta a depender somente de suas forças para classificar para o mata-mata. Questionado se isso é mais mérito do Caxias ou demérito dos adversário diretos, Ademir Bertoglio valorizou a pontuação grená e se mostrou incomodado quanto à avaliação.
— Se nós temos 17 pontos, é mérito do Caxias. Se alguém fez menos, é problema deles. Essa é uma situação que vivemos no Caxias. Quando ganhamos, os adversários são fracos. Quando nós perdemos, nós somos fracos. Nós temos 17 pontos, não classificamos ainda. Temos um adversário difícil que é o Juventus. É uma equipe com capacidade. Importante é termos a possibilidade grande de classificação no nosso estádio — analisou o gerente.
Falta de padrão
Em 13 jogos na Série D, o Caxias não repetiu nenhuma vez o time titular. Mais do que isso, na reta final da primeira fase, o técnico Rafael Jaques mudou o esquema tática mais uma vez. Agora, tem atuado com três zagueiros.
— A comissão técnica fez muitas tentativas. Um certo momento, começou a competição com Diogo Oliveira, ele não estava rendendo o suficiente naquele sistema do 4-2-3-1, quando o Tontini ia começar a ser titular, houve a negociação e ele acabou saindo. A comissão tentou um sistema com três volantes, até por não ter outro meia no grupo. Certas situações nós repetimos o sistema, não os nomes, mas por questões físicas, cartões e escolhas — finalizou Ademir.