Se no gramado beirando à perfeição do Estádio Centenário o Caxias não conseguia mais vencer, a equipe grená precisou do embarrado e comprometido campo do Estádio da Estradinha — bem mais compatível com o que o grená apresentou no segundo semestre —, em Paranaguá-PR, para voltar a ganhar no Campeonato Brasileiro da Série D.
Na tarde deste domingo (29), o Caxias sofreu até o final, quando o Rio Branco teve uma pênalti desperdiçado aos 49 minutos do segundo tempo, para confirmar a vitória por 2 a 1. Lucas Carvalho abriu o placar no primeiro tempo, Gabriel Honório empatou no segundo tempo, enquanto Erik, aos 44, antes da cobrança errada pela equipe mandante.
Mesmo com a campanha irregular, o Caxias irá jogar contra o Juventus-SC, no próximo sábado (4), no Estádio Centenário, com um empate devendo ser suficiente para garantir na segunda fase da Série D o time do técnico Rafael Jaques — que voltou ao comando do time após se recuperar da covid-19.
O gramado bastante embarrado atrapalhava uma qualidade de jogo que já não se imaginava que seria muito boa. Porém, a chuva em Paranaguá momentos antes da partida piorou a situação.
O Rio Branco, sem pretensões no campeonato, tentou primeiro, ao nove minutos. Gabriel Honório fez jogada de futsal pela direita e deu passe de letra para Douglas, que ficou cara a cara com Pitol. Porém, o jogador estava na condição irregular e o impedimento foi marcado.
Enquanto isso, o Caxias começou a arriscar mais e se desvencilhar do barro. Aos 14, Diogo Oliveira limpou a marcação e arriscou da intermediária, obrigando Aparecido Júnior a fazer firme defesa.
Aos 28, novamente o goleiro do Rio Branco apareceu, desta vez decisivamente. Lucas Carvalho cruzou da direita e Michel, da marca do pênalti, cabeceou com violência. Aparecido Júnior conseguiu fazer a defesa em um lance de puro reflexo, evitando o gol grená.
Aos 35, porém, o camisa 1 do time da casa nada pode fazer. O Rio Branco tinha escanteio a seu favor, mas a bola sobrou para Erik, que com um chutão para a frente, armou o contra-ataque. Kelvin ganhou da marcação na bola que ficou viva e arrancou em velocidade, até ver a entrada de Lucas Carvalho com liberdade pelo meio. O lateral teve calma para ajeitar e tirar de Aparecido: 1 a 0 para o Caxias.
Embalado pelo gol feito, Lucas Carvalho avançou pela direita aos 47, arriscando com perigo, obrigando Aparecido a se esticar e tocar na bola, que ainda tocou no travessão antes de ir pela linha de fundo.
Na volta do intervalo e buscando ampliar a vantagem, novamente Lucas Carvalho apareceu, aos três minutos. O lateral tentou cruzamento, mas a bola saiu desviada e quase enganou o goleiro do time paranaense.
Porém, a partir daí, a equipe da casa começou a crescer. Aos sete, Lucão arriscou buscando o ângulo direito de Pitol, que voou para evitar o empate. Aos 13, no entanto, a igualdade foi inevitável. Gustavinho fez jogada pela esquerda, cruzou para a área e Gabriel Honório surgiu livre para tocar de cabeça e fazer o 1 a 1.
A virada do Rio Branco só não veio aos 16 porque Gustavinho não teve capricho na finalização. Gotinha apareceu na esquerda, arrumou para o atacante do Leão que chutou à direita de Pitol, rente à meta grená.
A partir daí, o Rio Branco começou a dominar as ações, mas não conseguia criar chances claras. O Caxias tentou aos 40, com Diogo Oliveira, em cobrança de falta que desviou na marcação e quase entrou. Na sequência de escanteios, veio a cobrança de Jean Dias, aos 44, e Erik se livrou da marcação para tocar de cabeça e fazer o gol do alívio: 2 a 1.
Quando a vitória parecia certa, veio o lance de precipitação de Marcelo Pitol. Após chute de longe, o goleiro grená deu rebote para o lado e Gotinha chegou para pegar a sobra. O experiente camisa 1 derrubou o atacante e o pênalti foi assinalado, aos 48. Na cobrança, porém, Douglas bateu à direita da meta do Caxias, livrando a barra de Pitol.
Sem constrangimento — apesar da atuação nada animadora —, os jogadores do Caxias comemoraram o fim da partida em Paranaguá como uma conquista de título com a volta das vitórias após cinco partidas.
Ficha técnica
Rio Branco-PR 1x2 Caxias
Rio Branco-PR
Aparecido Júnior, Leo Simas, Renato Oliveira, Guilherme Lacerda e Pedro Botelho; Jacy Maranhão, Castanha, Gabriel Honório; Lucão, Gustavinho e Douglas.
Caxias
Marcelo Pitol, Erik, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho (Jean Dias, 41/2°), João Vieira (Karl, 20/2°), Paulinho Santos, Diogo Oliveira (Lucas Rocha, 47/2°) e Bruno Ré; Kelvin (França,20/2°) e Michel (Milla, 47/2°).
Gols: Lucas Carvalho (C), aos 35min do primeiro tempo. Gabriel Honório (R), aos 13min, Erik (C), aos 44min, no segundo tempo.
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais (MA), auxiliado por Leandro Polli Glugoski (PR) e Zacarias Chumlhak (PR).
Amarelos: João Vieira, Diogo Oliveira, Karl, Erik (C), Pedro Botelho, Renato Oliveira, Lucão, Gotinha (R).
Expulsão: Thiago Sales (C)
Local: Estádio da Estradinha, em Paranaguá-PR