O Juventude terá mais uma opção para a zaga a partir do jogo contra o São Paulo, no domingo (29), pela 18ª rodada do Brasileirão. O zagueiro Juan Quintero, contratado por empréstimo junto ao Fortaleza, foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (19), mas não poderá atuar nessa próxima rodada, justamente por pertencer ao Leão do Pici. A negociação contou com a participação do técnico Marquinhos Santos.
— Fui muito bem recepcionado por todos no clube. Foi uma negociação em que o Juventude mostrou interesse e tive tempo de conversar com o Marquinhos Santos. A sinceridade que ele falou comigo, ter essa oportunidade de fazer história no clube e fazer um bom Brasileiro, acho que não pensei duas vezes em tomar essa decisão. Acho que o time está fazendo um bom Brasileiro, mas não pode relaxar. Chego para ajudar na liderança e em todos os sentidos. Brasileirão é um campeonato muito difícil e é jogo a jogo — disse o novo zagueiro.
Quintero estava no Fortaleza desde 2019, sendo titular absoluto nas duas primeiras temporadas da equipe. No entanto, perdeu espaço em 2021, após a chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Na atual Série A, Quintero atuou apenas em um jogo, pela oitava rodada, contra a Chapecoense. No confronto, o zagueiro começou como titular, mas acabou expulso no segundo tempo.
— Foi mais uma situação da bola, do futebol. O time encaixou bem, com sequência de jogos e foi bem para o Fortaleza. Para o meu lado, fiquei sem oportunidade. Não me considero um jogador acomodado. Quero estar participando. Quero corresponder tudo que o Juventude fez para me contratar — afirmou o jogador.
Cria do Deportivo Cali-COL, nas temporadas 2013 e 2014, atuou pelas categorias de base da Seleção da Colômbia. Inclusive, participou do torneio mundial e sul-americano. Em 2016, esteve no elenco que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Quintero foi contratado pelo Fortaleza em 2019 e fez parte da mudança de mentalidade do clube. O time chegou à Série A em 2019 como um dos candidatos ao rebaixamento, mas agora é uma uma equipe consolidada na Primeira Divisão. Essa é a terceira temporada seguida na elite. O Juventude sonha chegar nesse patamar.
— Eu acho que minha passagem pelo Fortaleza foi muito boa. Era um clube em crescimento e hoje é um clube posicionado na Série A. Juventude está nesse processo de crescimento e esse ano é o mais importante. É um ano de se manter na Série A. Também importante pensar grande — comentou o zagueiro.
Juan Quintero atua preferencialmente pelo lado direito, no entanto, também pode fazer o lado esquerdo.
— Meu forte é o lado direito, mas se tiver que jogar pelo lado esquerdo, tem essa possibilidade também — finalizou.