O gol de Tiago Galhardo aos cinco minutos do segundo tempo, que decretou a derrota do Juventude para o Inter, recuperou os questionamentos quanto aos gols sofridos pelo Papo durante o segundo tempo das partidas do Campeonato Brasileiro. Afinal, dos 14 gols que o alviverde sofreu na competição, apenas um marcado pelo Cuiabá na rodada inicial foi no primeiro tempo — aproximadamente 93%.
Destes gols, seis foram marcados antes dos 10 minutos da segunda etapa, tornando o cenário mais preocupante para o técnico Marquinhos Santos e sua comissão técnica, que entendem que os atletas se desconcentram em momentos específicos e precisam se cobrar mais dentro de campo para recuperar o foco, como aconteceu nos tentos de Jadson (Athletico-PR, duas vezes), William Matheus (gol contra, Palmeiras), Saulo Mineiro e Gabriel Lacerda (Ceará) e, agora, Galhardo (Inter).
— É um tema importantíssimo, que nos preocupa e nos tem feito pensar em como estancar. Quando tomamos o gol, a primeira coisa que pensei foi em olhar o relógio e vi que mais uma vez foi na sequência do intervalo. Nós temos que mobilizar o grupo, porque acaba se tornando até um caminho para o adversário. É um problema é bem claro que precisamos resolver — afirmou Marcelo Barbarotti, diretor executivo de futebol do Juventude.
O técnico Marquinhos Santos compactua da ideia da direção e alerta para a necessidade de identificação de novas lideranças no grupo de jogadores para que a cobrança também possa ser feita dentro das quatro linhas. Em outros momentos, o treinador alviverde também destacou a necessidade da busca do clube por um psicólogo, já que apenas os seus estudos complementares poderiam não ser suficientes.
— Falta algo mais contundente, uma liderança mais firme dentro de campo para alertar os demais atletas. Infelizmente perdemos o Elton antes do intervalo, que é um cara que tem essa presença e faz esse alerta. Nós temos que procurar outras possibilidades para não ficar desamparados em termos de liderança neste retorno para o segundo. O Forster tem esse perfil e vamos buscar em outros jogadores — comentou o comandante alviverde.
Para tentar solucionar os erros diagnosticados e quebrar a sequência de quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Juventude enfrenta a Chapecoense na próxima segunda-feira (26), às 18h, pela 13ª rodada da competição.