O zagueiro Rafael Lima, 35 anos, é sinônimo de acesso e liderança. O jogador obteve sucesso em ascensões de divisões com Chapecoense, América-MG e Coritiba, além de ser capitão em diversos clubes. O defensor, que estava no Guarani de Palhoça, disputando a Série B do Catarinense e já estreou com a camisa grená diante do Marcílio Dias, foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (26). Na estreia, formou dupla com Thiago Sales.
— Nós temos grande experiência e vivência no futebol. Esse primeiro jogo já mostrou que podemos formar uma boa dupla de defesa, mas sabemos que contamos com os demais companheiros. O Thiago já tem sua história com o clube e eu pretendo poder fazer a minha — comentou Rafael Lima, que completou sobre suas características:
— Sempre fui um atleta com boa imposição física, tenho bola aérea defensiva e ofensiva boa e sempre fui um zagueiro que procurou ter uma boa saída de jogo e bom passe.
No currículo, Rafael Lima tem um histórico vencedor. O jogador participou como capitão da ascensão da Chapecoense da Série C até a Série A. Foram dois acessos e o título da Copa Sul-Americana. Além disso, o zagueiro também subiu com o América-MG, em 2017, e com o Coritiba, dois anos depois.
— O Caxias conta com uma mescla boa de atletas, assim como nos clubes que passei. Tenho percebido uma fome grande de resultados. O Caxias é uma potência e não merece estar na Série D. Eu chego querendo muito. Passei por um período de dificuldade, porque quando se passa de uma idade, infelizmente, as pessoas que trabalham no futebol, muitas vezes, não observam o nível de atuação e sim a idade. Recebi a oportunidade no Caxias e já procurei mostrar no primeiro jogo que quero fazer um campeonato competitivo — disse o zagueiro, que finalizou sobre sua liderança:
— Eu estou aqui há uma semana e já percebi que ainda bem que contamos com bons líderes dentro do grupo. Jogadores que tem respeito muito grande pela camisa e por suas carreiras. Sou mais um que procuro chegar e buscar meu espaço. Espero somar na parte técnica e na liderança.
Além da Chape, América-MG e Coritiba, Rafael Lima defendeu Atlético Sorocaba, Figueirense, Al Sharjah dos Emirados Árabes, Inter–SM, Paraná e Guarani–SC.
Ficha do atleta:
Nome: Rafael Ramos de Lima (Rafael Lima)
Data de Nascimento: 08/03/1986
Naturalidade: Florianópolis (SC)
Posição: Zagueiro
Altura: 1m89
Último clube: Guarani - SC