O Caxias aproveitou a crise financeira do Santa Cruz e contratou dois jogadores que estavam no clube pernambucano. Entre eles está o meia-atacante França, que estreou com a camisa grená diante do Marcílio Dias e foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (27), destacando seu momento de adaptação para atuar no meio-campo e a possibilidade de permanecer no Estádio Centenário além da disputa da Série D.
— Eu sou um atleta bem versátil. Já atuei como meia, nas pontas e como camisa 9. Eu chego ao Caxias para poder ajudar da melhor maneira e estou à disposição do professor Jaques onde ele precisar. Estou me adaptando. Cheguei há pouco tempo e estou tentando absorver todas as informações que o professor Jaques tem me passado para jogar no meio. Espero evoluir ainda mais — disse França.
Em sua estreia na última rodada do Campeonato Brasileiro Série D, França foi escalado por Rafael Jaques como segundo atacante, atuando próximo ao centroavante Michel. Em outros clubes, como Mirassol e São José-PoA, o jogador atuou pelas pontas do ataque. Contudo, a principal ideia da comissão técnica do Caxias é transformá-lo em um armador, disputando posição com Carlos Alberto e Diogo Oliveira.
Foi assim que França foi utilizado no jogo-treino diante do Veranópolis, na última segunda-feira, no CT Vanderlei Bersaghi, compondo um tripé de meio-campo com Karl e Carlos Alberto. No segundo tempo, com a entrada de Diogo Oliveira no lugar de Carlos Alberto, o meia-atacante teve o posicionamento mantido.
— O Caxias é um clube de muito peso na competição. Quando o enfrentei pelo Mirassol no ano passado, isso foi salientado. Vim para agregar e ajudar a equipe a conquistar os objetivos — comenta França.
Vindo do Santa Cruz, de Recife-PE, França também possui passagens por Botafogo–SP, Comercial, Cruzeiro-RS, Cianorte, América-MG, Mirassol e São José-PoA. Em 2020, pelo Mirassol, o atleta conquistou o acesso à Série C e além do título da Quarta Divisão. Porém, desde que deixou o clube mineiro acabou não permanecendo por muito tempo nas demais equipes. No Estádio Centenário, contudo, ele espera que a história seja diferente.
— Todas as minhas transferências foram decisões próprias. Quando vi que tinha alguma coisa diferente do que eu penso, pensei em mudar para dar o meu melhor. Aqui no Caxias é oferecida uma boa estrutura, é um elenco muito bom. Então pretendo dar continuidade na minha carreira aqui no clube — concluiu o meia-atacante.
França é o quarto reforço grená após o início da Série D. Também foram contratados o lateral-direito Maicon, o zagueiro Rafael Lima e o volante Karl. O Caxias volta a campo pela Série D no próximo domingo (1), às 15h, contra o Joinville.