A Ultramaratona Caminhos de Caravaggio começa nesta quinta-feira (20) e termina no sábado. A prova, que terá sua primeira edição na Serra Gaúcha, terá um percurso que passará por zonas rurais e urbanas de cinco cidades, com largada em Canela. A prova ainda vai envolver as cidades de Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e terá a chegada em Farroupilha, no Santuário de Caravaggio. São 217 quilômetros com um trajeto que terá grande variação de altimetria e feito em sua maior parte por estradas de terra e cascalho.
A prova contará com corredores de todo o país e do exterior. Atletas de 11 estados brasileiros, além de Distrito Federal, e Uruguai estão inscritos. A ultramaratona, um projeto do educador físico Marialdo Rodrigues, da técnica em radiologia Eloisa Rodrigues e do empresário Alexandro Teixeira, terá sua estreia um ano depois do previsto em função do adiamento provocado pela pandemia do coronavírus.
— Essa será uma das primeiras provas a acontecer durante a pandemia. Estamos tomando todos os cuidados com protocolos. Poderemos ser exemplo para outras provas. Queremos valorizar o turismo nesta região e principalmente o caminho de Caravaggio, que é novo e precisa ser divulgado — afirmou Marialdo Rodrigues.
Os organizadores da Ultramaratona Caminhos de Caravaggio aguardam a participação de 500 pessoas entre apoio, staff, arbitragem e atletas que disputarão entre as categorias solo, duplas e quartetos. A corrida faz parte do circuito da Associação Internacional de Trail (ITRA) com seis pontos válidos no ranking da entidade. Com isso, dá índice para uma das provas internacionais de maior renome, a Ultra Trail du Mont Blanc (França). Para participar da ultramaratona serrana é preciso já ter corrido outras provas de grande extensão.
O evento conta com um protocolo específico de prevenção da covid-19. Uma das exigências é que todos os atletas serão testados no dia anterior da prova, em sistema drive-thru, pelo Laboratório de Análises Clínicas Microlab.