Já se encaminhando para a última etapa, a troca do gramado do Estádio Alfredo Jaconi segue em ritmo acelerado e nesta semana foi finalizada a terceira fase: aeração e colocação de areia. Esse processo é de suma importância para a fase posterior, ajudando na qualidade do desenvolvimento das raízes. Com essa etapa finalizada, o plantio da grama nova deve iniciar entre o fim desta semana e o início da próxima.
O processo de aeração ou descompactação consiste em perfurar o solo em profundidade e ângulos variáveis, removendo material compactado. Esses furos melhoram a capacidade da troca de gases do solo, possibilitando um melhor desenvolvimento das raízes. A areação também auxilia muito na drenagem superficial, evitando poças em dias de muita chuva. Esse processo é adotado na maioria dos campos esportivos profissionais do Brasil e do Mundo.
Após a perfuração do campo todo, é realizada a colocação de areia. Além de também auxiliar na drenagem e repor parte do material arrancado na remoção da grama, a areia ajuda no nivelamento do terreno.
Enquanto o Jaconi está em obras, o Juventude está mandando os jogos do Campeonato Gaúcho em outros locais. Depois de jogar em Flores da Cunha e Novo Hamburgo, o próximo compromisso do Estadual, diante do Grêmio, foi confirmado para o Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.